Nayka Alexandre, estudante haitiana de iluminação da SP, conta detalhes de sua experiência na Escola!

Publicado em: 22/07/2022 |

Nayka Alexandre é estudante do curso técnico de iluminação da SP Escola de Teatro e, em entrevista à comunicação da instituição, contou um pouco mais de como tem sido sua experiência dentro da Escola.

A estudante revelou que descobriu a SP através das redes sociais e que foi no contato que teve com a iluminação dentro da escola que o seu interesse pelas artes cênicas aumentou:

“Eu conheci a SP através de um link que me mandaram na internet, quando entrei no site me interessei imediatamente e me inscrevi para participar no curso de iluminação e comecei a pegar gosto por teatro e pela área. Antes da SP, eu não tinha esperança nenhuma em atuar na área teatral, a minha experiência foi realmente dentro da instituição e desde então eu me apaixonei pelo teatro especialmente pelo campo da iluminação teatral”.

TBT : Relembre o dramaturgo e diretor japonês Toshiki Okada na SP em 2014

Nayka é do Haiti, ela veio para o Brasil refugiada de uma guerra que acontece em sua terra natal e enfrentou um processo de adaptação ao país, que tem uma cultura e um idioma (francês e língua crioula haitiana) muito diferentes dos da sua terra de origem. Apesar disso, ela comenta que seu processo de adaptação tem sido tranquilo e muito facilitado pelo contato com os colegas dentro da instituição:

“A língua e a cultura não foram uma barreira para mim no processo de integração dentro da escola, pois me enturmei bem com os estudantes e todos foram muito receptivos. ”

A habituação da estudante ao curso e à escola foi impressionante, o desempenho de Nayka chamou a atenção dos docentes, do setor pedagógico e do coordenador do curso técnico de iluminação da SP, Guilherme Bonfanti:

“Foi uma surpresa imensa o desenvolvimento de Nayka na Linha de Estudo de Iluminação. Achávamos que a língua, a sua situação precária no país a dificultaria no entrosamento com a turma e no seu aprendizado. Grata surpresa. Em algumas aulas a percebo ensinando os/as colegas. Ela é rápida, esperta, inteligente e deve ser uma excelente profissional em breve.” Comentou o coordenador.

Ponto a Ponto – 4000 Milhas, peça com dramaturgia premiada sobre embate geracional, fica em cartaz no Teatro B32 até 21 de agosto; confira!

Sob o tema ‘poéticas de rua’ o trabalho da estudante na Mostra de Experimentos da SP Escola de Teatro desafiou os aprendizados desenvolvidos por Nayka durante o semestre. Do núcleo 3, Módulo azul, o experimento ‘Olhos Movediços’ trabalhou a corporeidade e o espaço cênico de maneira única, a partir do mote “do pó viemos ao pó voltaremos”.

Nayka celebra a oportunidade de aprender mais sobre o fazer teatral e sobre a arte da iluminação dentro da instituição:

“A minha experiência de estudar na SP está sendo muito boa, eu tenho conhecido pessoas maravilhosas, que sempre estão dispostas a me ajudar e abrir caminhos para que eu possa ocupar o meu lugar na escola. ”

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Mostra Solo, mas não Só – Mulheres em Rede – Vozes do Interior” convoca artistas para Residência Artística em Pindamonhangaba

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Bash”, do estadunidense Neil LaBute, estreia no Espaço Elevador

Notícias | 12/ 04/ 2024

Itaú Cultural realiza Mostra de Solos com artistas que levam à cena temas identitários