Inspirado em Voltaire, “Coisas Úteis e Agradáveis” é apresentado na SP Escola de Teatro

Publicado em: 19/04/2016 |

O choque de culturas do Oriente com o Ocidente é o tema do espetáculo “Coisas Úteis e Agradáveis”, que faz duas apresentações na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro. Com texto e atuação de Germano Melo, a peça é dirigida por Leonardo Ventura.

No enredo, Ravi é um hindu que vive em Varanasi, cidade sagrada da Índia. Ele faz amizade com Gregório, que o convida a viajar para a também indiana localidade de Goa, em uma época de dominação europeia. Em uma experiência violenta pela cultura ocidental, Ravi conhece as difíceis contradições do outro lado do mundo.

Cena de “Coisas Úteis e Agradáveis”

Baseada no conto “As Cartas de Amabed”, de Voltaire, “Coisas Úteis…” é a primeira peça da Trilogia Filosófica, que ainda terá espetáculos baseados em obras de Friedrich Nietzsche e Michel Foucault. A ideia é unir pensamentos do sobre a dessacralização: enquanto Voltaire dessacraliza a Igreja, Nietzsche o faz com a cultura ocidental e, Foucault, com discursos e instituições.

Melo desenvolve pesquisa dramatúrgica há 15 anos, tendo atuado em diversos processos colaborativos e na montagem de textos inéditos contemporâneos. É autor de “Dos Venenos o Mais Santo”, “Os Belos Elementos”, “Tudo na Faixa” e “Céu da África”. Ao lado de Michelle Ferreira, escreveu “Como Ser uma Pessoa Pior”, monólogo de Lulu Pavarin com direção de Mário Bortolotto. Também adaptou a obra “A Obscena Senhora D”, de Hilda Hilst, em uma parceria com Suzan Damasceno.

Serviço
SP Escola de Teatro – Sala R8 – Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600
Quinta (21/4) e sexta (22/4), 21h
50 min., 14 anos