Indicada ao Prêmio Shell, ‘Abnegação’ está em cartaz na Oswald de Andrade

Publicado em: 30/09/2014 |

Peça indicada ao Prêmio APCA de melhor texto, “Abnegação” está em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A peça, do grupo Tablado de Arruar, é assinada por Alexandre Dal Farra, artista residente da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que também divide a direção com Clayton Mariano.

O espetáculo, que tem entrada gratuita, trata sobre as relações de poder travadas no interior de um partido político. Radicalizando a proposta minimalista que vem sendo adotada em seus recentes trabalhos, o grupo leva ao palco uma trama centrada na decisão de cinco personagens ligados à estrutura do poder.

(Foto: Cacá Bernardes)

O que está em jogo é uma situação com dimensões nacionais, e cada escolha pode gerar consequências catastróficas para o país.

Com diálogos formados por frases curtas e enxutas, o texto diz por suas lacunas, por aquilo que não é dito. Com a peça, Alexandre Dal Farra aprofunda sua pesquisa de linguagem, que lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Autor em 2012, por “Mateus, 10”.

“Mais importante do que os fatos que constituem a trama é a maneira como eles ocorrem. As personagens se encontram em situações-limite e importa mais ver como agem e como se relacionam do que entender as suas histórias pessoais e a narrativa como um todo”, afirma o autor. A direção dá corpo a essa ideia, e privilegia o texto e a interpretação, o ator e a dramaturgia.

No elenco, estão André Capuano, Alexandra Tavares, Carlos Morelli, Vinicius Meloni e Vitor Vieira. A direção de arte é de Eduardo Climachauska.

“Abnegação”

Quando: Quintas, sextas e sábados, às 20h (até 11/10)

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade (teatro anexo)

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro