SP Escola de Teatro

Indicada ao Prêmio Shell, ‘Abnegação’ está em cartaz na Oswald de Andrade

Peça indicada ao Prêmio APCA de melhor texto, “Abnegação” está em cartaz na Oficina Cultural Oswald de Andrade. A peça, do grupo Tablado de Arruar, é assinada por Alexandre Dal Farra, artista residente da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que também divide a direção com Clayton Mariano.

O espetáculo, que tem entrada gratuita, trata sobre as relações de poder travadas no interior de um partido político. Radicalizando a proposta minimalista que vem sendo adotada em seus recentes trabalhos, o grupo leva ao palco uma trama centrada na decisão de cinco personagens ligados à estrutura do poder.

(Foto: Cacá Bernardes)

O que está em jogo é uma situação com dimensões nacionais, e cada escolha pode gerar consequências catastróficas para o país.

Com diálogos formados por frases curtas e enxutas, o texto diz por suas lacunas, por aquilo que não é dito. Com a peça, Alexandre Dal Farra aprofunda sua pesquisa de linguagem, que lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Autor em 2012, por “Mateus, 10”.

“Mais importante do que os fatos que constituem a trama é a maneira como eles ocorrem. As personagens se encontram em situações-limite e importa mais ver como agem e como se relacionam do que entender as suas histórias pessoais e a narrativa como um todo”, afirma o autor. A direção dá corpo a essa ideia, e privilegia o texto e a interpretação, o ator e a dramaturgia.

No elenco, estão André Capuano, Alexandra Tavares, Carlos Morelli, Vinicius Meloni e Vitor Vieira. A direção de arte é de Eduardo Climachauska.

“Abnegação”

Quando: Quintas, sextas e sábados, às 20h (até 11/10)

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade (teatro anexo)

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro