“Hysterica Passio” ganha temporada na SP Escola de Teatro

Publicado em: 23/05/2016 |

Após realizar uma ocupação com cinco dias de debates na SP Escola de Teatro, a Teatro Kaus Companhia Experimental faz temporada do espetáculo “Hysterica Passio”, também na Instituição. A montagem, que tem direção de Reginaldo Nascimento, reestreia neste sábado (28) e fica em cartaz até 4 de julho.

A peça, que estreou no ano passado, no Espaço dos Parlapatões, é assinada pela dramaturga espanhola Angélica Liddell, artista pedagoga do Módulo Azul (vespertino) da Escola. Neste semestre, os aprendizes se inspiram na arte de Angélica para produzir experimentos cênicos.

Cena de “Hysterica Passio” | Foto: Michel Igielka

Em “Hysterica Passio”, Hipólito é o filho da enfermeira Thora e do dentista Senderovich. Após passar por diversos abusos durante a infância, ele chega aos 12 anos com o propósito de se vingar dos pais. Durante o espetáculo, ele assume algumas figuras: às vezes é um mestre de cerimônias, pode representar seu pai morto ou reviver seus próprios tempos de criança.

Para Nascimento, Angélica é uma dramaturga contundente, que aprofunda as questões acerca do ser humano e suas dores mais íntimas. “Hysterica Passio” é o segundo texto da espanhola encenado por ele — o primeiro foi “O Casal Palavrakis”, que estreou em 2012.

A montagem que reestreia na SP Escola de Teatro mescla características do teatro contemporâneo e do pós-dramático. Desta forma, além do jogo dos atores em cena, vê-se alegoria, artes plásticas, sombras e sons. O espetáculo é um mergulho nas sensações do ser humano.

Hysterica Passio
SP Escola de Teatro. Sede Roosevelt – sala R1. Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600
Sáb, 21h30; dom. e 2ª, 20h

Grátis. Até 4 de julho