Grupo Redimunho de Investigação Teatral apresenta “Woyzeck, uma desterritorialização em curso”, espetáculo em cartaz na Ocupação 9 de Julho, no centro de SP

Publicado em: 29/04/2022 |

Foto: Jardiel Carvalho

No próximo domingo, 1 de maio (dia do trabalhador), às 19h, na Ocupação 9 de julho do MSTC, na Bela Vista (SP), o Grupo Redimunho de Investigação Teatral estreia o espetáculo Woyzeck, uma desterritorialização em curso. A peça marca o aniversário de 17 anos de contribuição artística do coletivo para com a cena cultural paulistana, e para isso traz a obra fragmentada do escritor e dramaturgo alemão Georg Buchner. No enredo são feitas reflexões acerca da vida no campo e dos dilemas vividos pelo trabalhador, sempre buscando levar em conta também os aspectos políticos, sociais e culturais da atualidade. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria 1h antes do início da peça.

TBT: Relembre as entrevistas especiais de Brenda Oliver e Flávia de Araújo, colaboradoras transsexuais da SP, para o Youtube da Escola em 2012

Foto: Jardiel Carvalho

Com direção e dramaturgia por Rudifran Pompeu, e direção musical de Luis Aranha, ‘Woyzeck, uma desterritorialização em curso ‘ representa o coletivo e por isso foi escolhida para ser interpretada nessa celebração. A narrativa aborda discussões muito importantes para a contemporaneidade, tratando principalmente do encontro de existências ameaçadas e de sujeitos que se questionam sobre suas ruínas. Em depoimento à imprensa o grupo teatral expõe quais são expectativas com a montagem e explicam a relevância de tal temática:

” Falamos sobre uma sociedade de exílios e medos, sufocada e estrangulada pela superfície. As liberdades de outrora possuíam o simbólico do encontro e da troca, da fraternidade, que agora são legadas à inanição. O acúmulo sucessivo de exclusões, de prisões arbitrárias e de crimes contra os direitos civis é um dos retratos mais lúcidos do contemporâneo, escancara não só a situação de crueldade daqueles que vivem à margem e que perderam o seu lugar no mundo, mas também a face embaçada do mundo que os perdeu.”

Foto: Jardiel Carvalho

A história tem um contexto sombrio, mas muito verossímil. No qual é retratada uma sociedade onde não há espaço para diálogo, constantes demonstrações de ódio são rotineiras, e ofensas e agressões são cotidianas e comuns. O protagonista, Woyzeck, é um soldado alemão de baixa patente que sofre as consequências de sua condição econômica marginalizada e subjugada. Sujeito apático e perturbado, ele é sucumbido pela necessidade constante de trabalho, excluído e oprimido pelas forças do sistema que regem sua realidade. Diante das múltiplas adversidades da vida provocadas, principalmente, pelo seu capitão e pelo médico do quartel, sua ruína mental se torna inevitável.

Confira uma seleção de livros disponíveis na Biblioteca da SP sobre sobre filosofia africana e afrodiaspórica

Sobre o Grupo Redimunho de Investigação Teatral

O Grupo Redimunho de Investigação Teatral surgiu como uma ideia, em fins de 2003 e início de 2004, mas só pisou no palco pela primeira vez em maio de 2006. Nossa ideia sempre foi a de buscar novos desafios (sentimento premente à sua maneira em cada um dos atores do grupo), trazer algo diferente, desvendar o desconhecido, recuperar e recriar o que achávamos que estava esquecido. As primeiras leituras e estudos realizados em salas de ensaio do teatro Sérgio Cardoso (e em salas de apartamentos diversos), possibilitaram, dentre tantas coisas, o encontro com a obra singular de Guimarães Rosa e, desde então, o norte de nosso trabalho foi o universo do homem do campo.

Serviço:

“Woyzeck, uma desterritorialização em curso”
Temporada: Estreia dia 01 de Maio
Domingos e Segundas às 19h | Até 25 de Julho
Local: Ocupação 9 de Julho (MSTC)
Rua Álvaro de Carvalho, 427 – Bela Vista – São Paulo
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia)
Bilheteria estará aberta 1h antes do início do espetáculo
Classificação indicativa: 14 anos
Capacidade: 60 Lugares | Duração: 150 min
Estacionamento ao lado. Próximo às Estações República e Anhangabaú de Metrô

Direção e Dramaturgia: Rudifran Pompeu
Assistência de Direção: Jandilson Vieira
Direção Musical: Luis Aranha
Artistas Criadores:
Amanda Preisig, Anísio Clementino, Breno Carvalho,Bruna Aragão,Caio Silviano,Carolina Moreira, Danilo Amaral,
Flávia Teixeira, Giovanna Galdi, Jandilson Vieira, Keyth Pracanico, Luis Aranha, Luiza Torres, Neide Nell,
Patricia Borin, Pedro Felício, Pedro Poema, Tatiana Polistchuk, Alexandre Mello, Marcus Martins,
Ivan Forneron e Rafael Ferro.
Elenco do Espetáculo:
Danilo Amaral,Flávia Teixeira, Giovanna Galdi, Jandilson Vieira, Keyth Pracanico, Luis Aranha,
Luiza Torres, Neide Nell, Patricia Borin, Pedro Felício, Pedro Poema e Tatiana Polistchuk.
Preparação Vocal: Cor e Voz / Ana Terra Ikeda
Pesquisa e Consultoria Literária: Ivan Forneron e Marcus Martins
Iluminação: Lui Seixas
Técnica de Iluminação: Guilherme Soares, Léo Xymox, Oubi Inaê Kibuko