Grupo Ciclistas Bonequeiros, encabeçado por artistas egressos da SP Escola de Teatro, realiza exposição comemorativa ao seu 13º aniversário

Publicado em: 03/02/2023 |

O grupo teatral paulistano Ciclistas Bonequeiros celebra seu 13º aniversário com a exposição Bike Teatro – A Arte Está Nos Sentidos, que fica em cartaz entre os dias 1º e 16 de fevereiro, na Vila Itororó, nos espaços de Ocupação e Residência Artística (Rua Martiniano de Carvalho, 267), com entrada gratuita.

O projeto, encabeçado por Gustavo Guimarães, Guto Vieira e Thauana Garcia, artistas egressos da SP Escola de Teatro, reúne fotografias, vídeos, recursos de realidade aumentada, cenários, bonecos e as próprias estruturas dos mini teatros que já fazem parte do repertório.

Psicanalista e pesquisadora Isildinha Baptista Nogueira abre o 1º semestre letivo de 2023 neste sábado (4), na sede Brás da SP Escola de Teatro

“Também estarão presentes na exposição a cozinha do triciclo culinário que alimenta a fome de histórias de um grande público que pôde entender um pouco da cultura popular nordestina, tendo a rica história da tapioca como plano de fundo, podendo degustá-la no formato de doce”, explica Gustavo Guimarães, um dos fundadores da companhia.

Os registros fotográficos da mostra são da intervenção Triciclokê e de momentos poéticos do público subindo no triciclo das histórias, enquanto as escuta em movimento. Conjuntamente, será exibida aos visitantes uma série de vídeos, que foi produzida durante a pandemia do coronavírus, sobre o Nordeste, intitulada Crianças Forrozeiras.

Também estarão disponíveis, com os recursos de realidade aumentada, libras e locução, Cartões Postais que narram adaptações de clássicos da literatura como Pedro Malasartes, Macunaíma, Babar – o rei dos elefantes, O pequeno príncipe e obras inéditas sobre o Nordeste com xilogravuras de J. Borges.

Estudantes da SP Escola de Teatro reúnem artistas do palco e do audiovisual na abertura do projeto Plot Point

Em paralelo ao evento, a companhia realiza um circuito de apresentações pelos parques de São Paulo, com seu teatro lambe-lambe contando sua nova trilogia Respeito ao Próximo.

A exposição é realizada com o apoio da 38º edição da lei de fomento ao teatro para a cidade de São Paulo, além de fazer parte do Edital de Chamamento para Ocupação e Residência Artística nos Apartamentos do Polo Cultural e Criativo Vila Itororó nº 01/2020. Uma outra colaboração vem por parte do ateliê Casa Magueta, cujo dono é Alício Silva, outro estudante egresso do curso de TP da instituição de ensino.

Sobre o Grupo:
Sua trajetória se iniciou com um caixote de feira e uma bicicleta. Depois, com apoio para a realização de um circuito em parques da periferia da cidade de São Paulo, começou a trilhar novos caminhos, com as buscas sempre direcionadas na arte, na educação e na inclusão como pesquisa.

Com o desejo de entender a técnica do teatro lambe-lambe, que é uma categoria teatral de bonecos criada no Brasil, o grupo começou com histórias sobre o poeta romancista Paulo Eiró, depois mergulhou na literatura de Mário de Andrade com uma iniciativa adaptada do texto Macunaíma e no universo da também itinerante arte circense, com a Trilogia Circo.

Suas últimas criações foram a Trilogia Sorrir, com a temática da saúde bucal e bucalidade, em parceria com o Sesc, e a recém lançada Trilogia Respeito ao Próximo, que fala e traz recursos de acessibilidade nos mini teatros, e será circulada pelos parques e EMEBS (escolas municipais de educação bilíngue para surdos) de São Paulo.

O repertório também conta com os kamishibais, uma pesquisa em contação de histórias utilizando recursos orientais com ilustrações em uma caixa.

Exposição Bike Teatro – A Arte Está Nos Sentidos – Ciclistas Bonequeiros
De: 1º a 16 de fevereiro*
Local: Vila Itororó – apartamentos do espaço Ocupação e Residência Artística
Endereço: Rua Martiniano de Carvalho, 267
*Após 16/02, as visitas serão realizadas mediante agendamento.

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Mostra Solo, mas não Só – Mulheres em Rede – Vozes do Interior” convoca artistas para Residência Artística em Pindamonhangaba

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Bash”, do estadunidense Neil LaBute, estreia no Espaço Elevador