‘Gólgota foi Apenas um Princípio’ reestreia na SP Escola de Teatro

Publicado em: 03/08/2016 |

Cena de “Gólgota Foi Apenas um Princípio”. Foto: Leekyung Kim

O Coletivo Dramaturgia em Movimento tenta desvendar o que sustenta os discursos de ódio, cada vez mais comuns no Brasil, no espetáculo “Gólgota foi Apenas um Princípio”, que tem uma segunda temporada na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.

Com direção de Luiz Antonio Farina, a montagem narra a busca de uma mãe por seu filho desaparecido. O menino deixou de dar notícias depois de sair para brincar na rua. Como acredita que a vida de sua criança está ameaçada, ela procura pelas pessoas que podem ser culpadas pelo sumiço dela. Em seu caminho, cruza com um sacerdote, um político e dois vizinhos.

A dramaturgia foi inspirada no linchamento coletivo de Fabiana Maria de Jesus, que ocorreu na cidade do Guarujá, no litoral de São Paulo, no dia 5 de março de 2014. Tudo foi provocado por falsas acusações pelas redes sociais de que ela faria magia negra com crianças.

Outra referência foram os discursos extremos que circularam nas últimas eleições presidenciais. A ideia é criar uma reflexão sobre como surgem essas falas de ódio e como elas são potencializadas pela internet.

O elenco conta com a participação de Ave Terrena, Fernando Aveiro e Monalisa Vasconcelos. Todos os integrantes do grupo se conheceram, em 2014, no Núcleo de Dramaturgia do SESI-British Council, orientado por Marici Salomão, coordenadora do Curso Regular de Dramaturgia na SP Escola de Teatro.

“Gólgota Foi Apenas um Princípio”, do Coletivo Dramaturgia em Movimento
SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt – Sala R1
Praça Roosevelt, 210, República. (11) 3775-8600.
Reestreia 17/8. Qua. e Qui, 21h. Até 22/9
R$20. 80 min. 12 anos

Agenda | 20/ 03/ 2020

Diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral encena peça ao vivo no Instagram