Frutos da Escola Verde

Publicado em: 23/04/2012 |

Sala Verde na lateral esquerda da sede da Escola no Brás. (Foto: Arquivo da SP Escola de Teatro)

A retomada do Projeto Escola Verde já foi notícia aqui no portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, as pessoas conheceram a ambição da Instituição em tomar atitudes ecologicamente corretas e, agora, os primeiros frutos do trabalho viram pauta.

A primeira ideia para o projeto foi estabelecer a frequência das reuniões para fazer com que as ideias fossem trabalhadas. Confirmados os encontros, os colaboradores da SP Escola passaram, a partir dos itens propostos na primeira reunião, a por a mão na massa.

E depois das mãos na massa, os dois primeiros itens saíram do forno. Primeiro, foi criado um blog para a divulgação e acompanhamento do projeto. Depois, tivemos o início dos esforços para transformar a lateral do prédio, onde se encontrava todo o lixo, reciclável ou não, da Instituição, em um espaço de convivência agradável e devidamente limpo, a chamada “Sala Verde”. Acessando o blog pode-se acompanhar a transformação desse espaço.

A segunda reunião trouxe outras metas. Foi idealizado um mapeamento do trajeto percorrido pelos funcionários da SP Escola de Teatro em seu deslocamento diário à Instituição. A ideia foi que todos se disponibilizassem a pegar e dar carona aos colegas de trabalho, diminuindo, assim, a quantidade de veículos circulando pela cidade. Utilizando o sistema do Caronetas, a ação foi realizada e está em fase de inscrição dos colaboradores para o efetivo funcionamento. Formou-se, também, uma equipe disposta a verificar e organizar os corredores da sede do Brás para otimizar a utilização dos materiais de divulgação.

Além das ações ditas acima, outras muitas ideias foram dadas e aguardam o momento certo para execução. Propostas que vão desde o plantio de mais árvores nas dependências da Escola, tanto no Brás quando na Praça Roosevelt, até a criação de uma rota entre as sedes da Instituição para a fácil locomoção de bicicleta ou, até mesmo, a pé.

Os encontros mais recentes trouxeram novo fôlego. Como ação imediata, a ser realizada até o próximo encontro, ficou estabelecido um ato coletivo de organização e limpeza dos espaços de trabalho da Instituição, incluindo as salas de aula. Cada setor se responsabilizará por seu espaço.

Qualquer novidade será publicada no blog informado acima e, se você tiver ideias e quiser participar, é só entrar no endereço e deixar seu comentário nos posts que desejar.

Texto: Gabriel Gilio

Uncategorised | 16/ 04/ 2024