EN | ES

Fórum de dança no CCSP reflete sobre o protagonismo de pessoas idosas em cena e na vida

Publicado em: 23/08/2023 |

I Fórum Corpos em Desaceleração, no Centro Cultural São Paulo, com grupo TRÍADE: evento em setembro de 2023.

I Fórum Corpos em Desaceleração, no Centro Cultural São Paulo, com grupo TRÍADE: evento em setembro de 2023. | Foto: Divulgação

Nos dias 2 e 3 de setembro, das 15h às 20h, com entrada gratuita, o TRÍADE, núcleo formado por Adriana Macul, Mariana Vaz e Mirella Marino, realiza o I Fórum Corpos em Desaceleração, no Centro Cultural São Paulo.

Com uma programação que prevê trocas, debates públicos e apresentações, o Fórum Corpos em Desaceleração é uma oportunidade para expandir reflexões e dançar tantas inquietações em torno da temática do envelhecer.

Através do Fórum, o TRÍADE pretende ecoar o debate acerca dos ganhos e perdas do contínuo processo de envelhecimento. Enquanto a juventude é usualmente vista não só como um período da vida, mas antes como “um valor” a ser alcançado eterna e continuamente, o envelhecimento – apesar de inevitável -, é visto como indesejável, ligado somente à deterioração e ao declínio do corpo e à incapacidade.

Celebrando 15 anos de pesquisa continua em dança, performance e intervenção urbana, o TRÍADE busca refletir sobre o tema através da dança, afinal, apesar das rupturas das danças contemporâneas, a dança cênica ocidental continua prioritariamente um campo de desfile de corpos jovens, potentes e flexíveis.

“Assim como não vivemos todos da mesma maneira, também envelheceremos de maneira plural, em termos de condições, privilégios e escolhas. Mas algo em comum é que, ao desacelerar, os corpos são – literalmente – tirados de cena. Essa supervalorização da juventude é corroborada, sendo prioritariamente um campo de desfiles de corpos jovens, virtuosos, elásticos, fortes e esbeltos. Mesmo nas danças contemporâneas nota-se que o corpo envelhecido tem pouco espaço nos palcos”, explica o TRÍADE.

“A demografia comprova a celeridade de se trazer o tema para o cotidiano da sociedade e enfrentarmos tabus e preconceitos. Queremos refletir, dançar e publicizar os debates acerca dos ganhos e perdas do (inevitável) processo de envelhecimento”, comentam as artistas.

As ações fazem parte do projeto “TRIADE 15 anos | Corpos em desaceleração, contemplado pelo 33o edital de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. Para promover uma imersão neste universo e refletir sobre o tabu do envelhecimento, a primeira etapa do projeto, contou com duas edições do “Laboratório Tiquetaque”, um laboratório sensível e criativo composto por jogos coreográficos participativos, rodas de conversa e atividades culturais com pessoas de 60+, 70+ e 80+, de onde inquietações potentes emergiram.

Foi criado um grupo de estudos sobre os “Temas da Gerontologia” e “Dançar os envelheceres: o corpo em desaceleração e as danças” e também um grupo de artistas colaboradores, todos com data de nascimento em 1978 ou antes, que participarão de todas as ações do projeto, incluindo a Residência Artística Compartilhada Corpos em Desaceleração. Como produto final dessa residência artística, em outubro de 2023, será realizada uma apresentação performática criada em conjunto.

Haverá ainda o “Café na Casa”, um encontro aberto ao público que será realizado no dia 23 de setembro, na Casa do Povo, uma criação inédita do TRÍADE e o lançamento do site comemorativo dos 15 anos do TRÍADE, previsto para a primeira quinzena de dezembro de 2023.

Confira a programação aqui.

Grupo TRÍADE: fórum no CCSP em setembro de 2023.

Grupo TRÍADE: fórum no CCSP em setembro de 2023. | Foto: Divulgação

Ficha técnica 

Um projeto TRÍADE. Ideia e criação: Adriana Macul, Mariana Vaz e Mirella Marino. Artistas Colaboradores: Fredy Cunha, Marco Xavier, Rose Prado e Sandra X. Pesquisadores e artistas convidados: Acácio Almeida, Ana Catarina Vieira, Érika Moura,Frank Ejara, Gal Martins, Helena Bastos, Helia Borges, Lu Favoreto, Luis Ferron e Paula Salles. Desenho Gráfico: Mirella Marino. Identidade Visual e Consultoria de Desenho Gráfico: Luciana Facchini. Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini. Mídias Sociais: Adriana Macul e Thalles Terencio. Produção: AnaCris Medina (Jasmim Produção Cultural). Assistente de Produção: Mariana Pessoa. Coordenação Geral: Mariana Vaz

Serviço

I Fórum | Corpos em Desaceleração

Com Núcleo Tríade e pessoas convidadas

Onde: Centro Cultural São Paulo (Sala Adoniran Barbosa)

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000

Link para o formulário de inscrição para o fórum

Entrada gratuita

+ Novo espetáculo do Bando Jaçanã traz estudantes da SP Escola de Teatro

+ Grupo de humor As Olívias celebra 18 anos com comédia “Mulher, Imagina!”




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS