Grupo de humor As Olívias celebra 18 anos com comédia “Mulher, Imagina!”

Publicado em: 21/08/2023 |

Cena da peça "Mulher, Imagina!", do grupo As Olívias: apresentações em 2023.

Cena da peça “Mulher, Imagina!”, do grupo As Olívias: apresentações em 2023. | Foto: Divulgação/Vitor Vieira

Comemorando 18 anos de trajetória, o grupo de humor As Olívias reafirma sua parceria com a autora e diretora Michelle Ferreira na comédia “Mulher, Imagina!”, que teve sua temporada de estreia no Teatro Sérgio Cardoso e agora segue para uma curta circulação em teatros da cidade de São Paulo.

Sobre esse encontro, a atriz e cofundadora do grupo Renata Augusto, comenta: “A Michelle esteve conosco desde sempre. Durante o processo de criação de nosso primeiro trabalho, ‘As Olívias Palitam’, convidamos ela e outros amigos da EAD-USP para assistir aos ensaios e opinar. Ela também escreveu nosso segundo espetáculo, ‘Riso Nervoso’, em 2013, que foi dirigido por Hugo Possolo. Somos apaixonadas por ela e por seu trabalho. E ela nos conhece super bem e se conecta com o que queremos dizer”.

O espetáculo, que traz no elenco Marianna Armellini, Renata Augusto, Sheila Friedhofer e Victor Bittow, é uma paródia da própria trajetória d’As Olívias. Na trama, um grupo de mulheres roteiristas, que já trabalham juntas há muitos anos, tem a missão de, em muito pouco tempo, criar uma série para uma famosa plataforma de streaming sobre o universo feminino. Elas carregam consigo os sucessos, fracassos, alegrias e desgastes de uma longa história.

Para não perder essa grande chance, as Olívias se encontram em uma sala de roteiro e enfrentam um processo caótico, estressante e engraçado de ter uma ideia original para a série, o que traz à tona os conflitos e desejos do próprio grupo. Enquanto isso, elas ainda têm que encaixar nessa história o único homem do coletivo, que vira um objeto de experimentação, se revezando em diversos personagens na imaginação delas.

“‘Mulher, Imagina!’ é uma brincadeira de metalinguagem. O que vemos no palco é um espaço de criação. A plateia é convidada a participar do processo desde o ‘brainstorm’ e testemunha as ideias desses artistas se materializarem em cena. Surgem os dilemas: como abordar o dito ‘universo feminino’? Onde está a graça? Qual o limite do humor, ou melhor, como diz a Laerte: qual o seu horizonte?”, revela Marianna Armellini.

Confira a agenda de apresentações

Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295, Lapa
Quando: 30 de agosto, às 21h

Teatro Paulo Eiró – Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro
Quando: 31 de agosto, às 21h

Teatro Arthur de Azevedo – Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
Quando: 01 de Setembro, às 21h

Teatro Alfredo Mesquita – Avenida Santos Dumont, 1770, Santana
Quando: 6 de setembro, às 21h

Sobre As Olívias

Formado nos corredores da Escola de Arte Dramática (EAD-USP) pelas atrizes Marianna Armellini, Renata Augusto, Sheila Friedhofer e pelo ator e diretor Victor Bittow, As Olívias são um grupo de comédia que resolveu transformar em humor seu jeito inusitado de ver o mundo. A estreia aconteceu em 2005, com o espetáculo “As Olívias Palitam”, que fez milhares de espectadores por todo o país ao longo de nove anos em cartaz. O humor do grupo também ganhou espaço na internet e, em 2011, As Olívias estrearam na televisão com um programa semanal no canal Multishow – Olívias na TV – com 4 temporadas exibidas até 2013.

Criação: As Olívias
Dramaturgia e direção: Michelle Ferreira
Elenco: Marianna Armellini, Renata Augusto, Sheila Friedhofer e Victor Bittow
Produção: Gustavo Sanna
Assistente de direção: Maíra de Grandi
Cenário e adereços: Michelle Ferreira
Figurino: Theodoro Cochrane
Iluminação: Laiza Menegassi
Design de som: Eric Budney
Assistente de produção: Raphael Carvalho
Assessoria de imprensa: Pombo Correio

*Projeto contemplado pela 15ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a Cidade de São Paulo.

+ Adaptado de Virginia Woolf, “Um Teto Todo Seu” estreia em 24 de agosto

+ “Querem Nos Enterrar, Mas Somos Sementes!” traz egressa da SP Escola de Teatro

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024