Festival MixBrasil, que valoriza a cena teatral LGBTQIA+, abre inscrições para residências artísticas na edição de 2022

Publicado em: 10/05/2022 |

Até 10 de junho, sexta-feira, estão abertas as inscrições para o Dramática Mix Brasil 2022, iniciativa realizada pela Associação Cultural do Festival MixBrasil, que busca valorizar a cena teatral LGBTQIA+, dando mais visibilidade à linguagens performáticas sobre diversidade. Os trabalhos contemplados receberão uma ajuda de custo de R$6 mil para oferecer uma residência artística no Centro Cultural da Diversidade em São Paulo, e integrarão a programação do 30º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, além de serem premiados. Para se inscrever basta preencher o formulário no site oficial do festival.

Serão selecionados 5 projetos cênicos que farão parte do Dramática 2022. As peças escolhidas vão se apresentar presencialmente e depois serão transmitidas online no canal oficial do Festival MixBrasil, numa data agendada entre os dias 10 e 18 de novembro.

Série Teatro de Grupo em São Paulo : conheça a Cia. Casa da Tia Siré

Já as residências terão duração média de 30 a 45 dias e acontecerão entre os meses de agosto e outubro, em horários e lugares a serem agendados de segunda a sexta-feira, processo que conta com o apoio da equipe técnica local.

Durante esse período de residência, trechos de ensaios e entrevistas com os integrantes e idealizadores dos trabalhos serão disponibilizadas nas redes sociais do Centro Cultural da Diversidade (@ccdiversidade).

Ao final das apresentações no Festival, no dia 20 de novembro, acontecerá a entrega dos prêmios e a cerimônia em local a ser determinado. Os espetáculos serão avaliados de acordo com o júri, o primeiro lugar na classificação receberá R$5 mil e o troféu Coelho de Ouro, já o segundo lugar, peça com a mais alta votação segundo o júri popular, recebe o Coelho de Prata. Os outros três espetáculo participantes também serão gratificados com menções honrosas.

Residência Bem no Meio do Paralelo 38, com cenografia de estudante da SP, é sucesso de público na instituição, veja fotos!

Podem participar companhias, coletivos e artistas solo de todo o Brasil, no entanto, as propostas devem ser inéditas, nunca antes apresentadas ou encenadas publicamente, sejam em teatro, online ou qualquer outra plataforma. Além disso, a preferência é das peças que tenham temática com uma abordagem relacionada a vivência LGBTQIA+.

Para mais informações acesse o site do MixBrasil!

Mais informações no mixbrasil.org.br ou através do e-mail: [email protected].

30º Festival Mix Brasil

O evento é dedicado à comunidade LGBTQIA+  e reúne filmes, espetáculos teatrais, palestras e debates que giram em torno de temas relacionados. A programação do evento será híbrida, com atividades presenciais, acontecendo em seis salas espalhadas pela cidade, e online, transmitidas em diferentes plataformas, todas gratuitas. O festival se divide em vários núcleos, cada um dedicado a uma área ou linguagem artística específica.

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol