Série Teatro de Grupo em São Paulo : conheça a Cia. Casa da Tia Siré

Publicado em: 10/05/2022 |

Foto: Jonatas Marques

A Cia. Casa da Tia Siré realiza um trabalho artístico que envolve a participação do público nas montagens. Seu primeiro espetáculo foi criado em 2008 e nomeado Rua Florada Sem Saída, a peça era parte de um projeto que a companhia realizava com crianças que frequentavam o CEU Meninos, a Associação Eremim e parques municipais. Tal parceria possibilitou a divulgação do grupo, que circulou com o espetáculo por diversos CEUs, Festivais de teatro infantil e sedes de teatro da periferia de São Paulo.

Chamamento de participação da Virada Cultural 2022 da Sec. Municipal de Cultura está com as inscrições abertas até dia 11, quarta-feira

Em 2012 o grupo foi convidado pela Cia. do Latão para participar do Teatro Arena 2012, no qual a Rua Florada Sem Saída foi remontada com uma nova formação. Depois disso, a Cia foi contemplada pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo e continuou com o projeto, realizando mais quatro peças: DesPrincesa, Gesta Mullier, Assombrosas e Adoráveis Criaturas Repulsivas.

Segundo a companhia, as oficinas, estudos e brincadeiras, que acontecem com os espectadores durante os espetáculos, são essenciais para a construção das cenas, e tal proposição se relaciona com o teatro épico:

“Os jogos infantis e o resgate das brincadeiras de rua propõem uma reflexão acerca dos valores e das contradições de um mundo tão deformado pelos adultos, mas que ainda abriga possibilidades de transformação.”

Na semana internacional da língua portuguesa, confira 10 clássicos escritos no idioma que viraram peças de teatro!

Os procedimentos realizados durante os espetáculos são essenciais para o processo criativo do grupo. Tais intervenções, que incluem desde brincadeiras até piqueniques coletivos em espaços públicos, têm se mostrado instrumentos potentes de provocação, por meio dos quais as narrativas e experiências dos participantes contribuem para a criação do pensamento e da construção das cenas.

Na temática de cada peça e intervenção artística (oficinas e estudos) são abordadas questões de gênero, crenças, intolerância, relações sociais, vínculos afetivos e diversidades culturais. Já a dramaturgia das peças busca trazer à reflexão a tensão entre o desenvolvimento humano e o contexto social que muitas vezes é hostil.

Inscrições abertas para workshop presencial e gratuito A Plástica Cênica

Para a Cia. Casa da Tia Siré, teatro é um lugar de onde se pode observar o mundo e todas as suas contradições. O grupo acredita que a arte teatral promove a ampliação dos saberes e o entendimento ou questionamento da construção simbólica de cada indivíduo que forma o todo:

“Fazer teatro é um ato político! […] O processo de criação e apresentação permite aos envolvidos a possibilidade de se entender como ser social e, a partir daí, entender sua capacidade de escolha fora da alienação, sua responsabilidade no mundo.”

Mais infos sobre a Cia. Casa da Tia Siré estão no livro Teatro de Grupo, uma publicação do Selo Lucias, braço editorial da ADAAP, associação que gere o projeto da SP Escola de Teatro.

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”