Fabricio Moser encena ‘Laura’ na SP Escola de Teatro

Publicado em: 05/04/2017 |

Cena de “Laura”. Foto: Sergio Riopravocê | divulgação

O ator e diretor Fabricio Moser investiga a influência de sua avó – que morreu quando ele tinha apenas nove meses – em sua vida no solo autobiográfico “Laura”, que tem uma nova temporada na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, entre 8 de abril e 1º de maio.

Laura, que trabalhava como cartomante e benzedeira, foi assassinada em 1982, em uma rua do município de Cruz Alta, no interior do Rio Grande do Sul, por um antigo desafeto amoroso, apelidado de “Candoca”. Ele cometeu o suicídio logo em seguida. Uma vizinha presenciou o crime da janela de sua casa.

O artista, que nasceu em 1981, em Dourados, no Mato Grosso do Sul, não pôde conhecê-la por meio dos relatos de sua família, pois a forma trágica como ela morreu criou uma lacuna sobre a trajetória dela.

Com uma mistura de teatro, dança, narração e performance, a peça é uma experiência de reelaboração das vivências pessoais a partir de um inventário de objetos, lembranças, fotografias familiares, registros em vídeo e entrevistas.

A ideia é transformar esse processo íntimo em uma experiência coletiva ao criar uma discussão sobre o que de nossos antepassados ainda permanece em nossa identidade. A encenação evoca a presença e a fala da personagem, que teve sua trajetória silenciosa.

Além do material biográfico coletado, Moser contou com a ajuda de Ana Paula Brasil, Cadu Cinelli, Francisco Taunay, Gabriela Lírio, Nathália Mello e Rafael Cal no processo criativo.

Depois de passar pela SP Escola de Teatro, a peça, que já teve três temporadas no Rio de Janeiro, segue para Belo Horizonte e Campo Grande.

“Laura”, de Fabricio Moser
SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt – Sala R8
Praça Roosevelt, 210, Centro. (11) 3775-8600.
Estreia 8/4. Sáb., às 21h, e Dom. e Seg., às 20h. Até 1º/5
R$20. 80 min. 16 anos

Agenda | 20/ 03/ 2020

Diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral encena peça ao vivo no Instagram