Martha Katsaridou, atriz, pedagoga e doutora pela Αristotle University of Thessaloniki, na Grécia, com tese sobre o ensino da literatura através do teatro, realizará uma palestra na SP Escola de Teatro em 17 de março. O evento com o tema ‘Aplicando o teatro na comunidade: uma intervenção aos ciganos na Grécia’ será transmitido às 15h pelo YouTube da instituição com a profissional diretamente da Grécia, onde ela leciona.
Aos 43 anos, Martha é atualmente professora assistente no Departamento de Educação Infantil da Universidade de Thessaly e tem larga experiência em teatro social, pedagogia do oprimido e intervenção social. Aos estudantes da SP Escola de Teatro, a profissional falará sobre a contribuição do teatro como forma de auxílio para as minorias, com foco nas famílias ciganas da região de Thessaloniki, uma área desprivilegiada e marginalizada da Grécia.
Em sua carreira, a formadora se tornou especialista em aplicar o teatro como técnica para que seus estudantes desenvolvam habilidades e atitudes em busca de uma mudança social. “A minha experiência com famílias ciganas começou em 2007, quando cheguei à 3ª Escola Primária Intercultural de Menemeni, trabalhando como professora primária. A escola está situada em Dendropotamos, uma área de baixa renda, degradada e socialmente marginalizada, caracterizada por alta delinquência e localizada no Oeste de Thessaloniki, a segunda maior cidade da Grécia”, narra.
“A maioria dos moradores da área são ciganos. Chegando à escola, logo no início, percebe-se imediatamente duas coisas: que nosso papel na escola está ligado não apenas às necessidades educacionais, mas principalmente sociais, e que sua abordagem diz respeito não apenas aos alunos da escola, mas toda a comunidade”, conclui.
Martha crê que o teatro é essencial para esse resgate das minorias — o resultado em suas aplicações é nítido e, ao mesmo tempo, necessário, o que pode servir de inspiração às instituições e profissionais brasileiros. “Apesar dos esforços que têm sido feitos, há um grande número de estudantes ciganos que nunca têm acesso ao ensino público na Grécia e, quando o fazem, enfrentam muitas dificuldades de aprendizagem no processo de integração educativa, resultando no abandono escolar da escola cedo. Ao mesmo tempo, a cultura, a história e a língua ciganas estão ausentes dos currículos escolares e, em geral, as escolas estão mal preparadas para atender às necessidades das crianças ciganas e das suas famílias. As intervenções regulares da administração pública junto da população cigana constituem uma necessidade urgente”, alerta.
À SP Escola de Teatro, a pedagoga relembra um dos pontos marcantes de sua carreira. A prova de que o teatro une. “Nunca esquecerei Rafaela, minha aluna cigana de 8 anos, que enfrentava dificuldades familiares extremamente intensas, bem como problemas de moradia e financeiros. Apesar dos esforços que fizemos na escola, durante meses ela nunca abriu a boca para falar nem na sala de aula nem no pátio de recreio. Lembro-me de que era um dia ensolarado quando ouvi sua voz pela primeira vez. Ela me perguntou se ela poderia se juntar ao grupo de teatro. E assim ela fez. E o teatro provou ser a linguagem em que Rafaela melhor se expressava”, finaliza.
Serviço:
Palestra: Aplicando o teatro na comunidade: uma intervenção aos ciganos na Grécia
Palestrante: Martha Katsaridou, atriz, pedagoga, doutora pela Αristotle University of Thessaloniki, na Grécia, com tese sobre o ensino da literatura através do teatro
Data: 17 de março
Horário: 15h
Local: YouTube da SP Escola de Teatro
Observação: palestra em inglês