EN | ES

Martha Katsaridou, atriz e doutora pela Αristotle University of Thessaloniki, na Grécia, realiza palestra sobre a aplicação do teatro como forma de intervenção escolar em comunidades ciganas

Publicado em: 09/03/2022 |

Martha Katsaridou

Martha Katsaridou, atriz, pedagoga e doutora pela Αristotle University of Thessaloniki, na Grécia, com tese sobre o ensino da literatura através do teatro, realizará uma palestra na SP Escola de Teatro em 17 de março. O evento com o tema ‘Aplicando o teatro na comunidade: uma intervenção aos ciganos na Grécia’ será transmitido às 15h pelo YouTube da instituição com a profissional diretamente da Grécia, onde ela leciona.

Aos 43 anos, Martha é atualmente professora assistente no Departamento de Educação Infantil da Universidade de Thessaly e tem larga experiência em teatro social, pedagogia do oprimido e intervenção social. Aos estudantes da SP Escola de Teatro, a profissional falará sobre a contribuição do teatro como forma de auxílio para as minorias, com foco nas famílias ciganas da região de Thessaloniki, uma área desprivilegiada e marginalizada da Grécia.

>> Estão abertas as inscrições para o curso online e gratuito “Construtividade Narrativa: Uma Abordagem Prática”, com Mauricio Paroni

Em sua carreira, a formadora se tornou especialista em aplicar o teatro como técnica para que seus estudantes desenvolvam habilidades e atitudes em busca de uma mudança social. “A minha experiência com famílias ciganas começou em 2007, quando cheguei à 3ª Escola Primária Intercultural de Menemeni, trabalhando como professora primária. A escola está situada em Dendropotamos, uma área de baixa renda, degradada e socialmente marginalizada, caracterizada por alta delinquência e localizada no Oeste de Thessaloniki, a segunda maior cidade da Grécia”, narra.

“A maioria dos moradores da área são ciganos. Chegando à escola, logo no início, percebe-se imediatamente duas coisas: que nosso papel na escola está ligado não apenas às necessidades educacionais, mas principalmente sociais, e que sua abordagem diz respeito não apenas aos alunos da escola, mas toda a comunidade”, conclui.

Martha crê que o teatro é essencial para esse resgate das minorias — o resultado em suas aplicações é nítido e, ao mesmo tempo, necessário, o que pode servir de inspiração às instituições e profissionais brasileiros. “Apesar dos esforços que têm sido feitos, há um grande número de estudantes ciganos que nunca têm acesso ao ensino público na Grécia e, quando o fazem, enfrentam muitas dificuldades de aprendizagem no processo de integração educativa, resultando no abandono escolar da escola cedo. Ao mesmo tempo, a cultura, a história e a língua ciganas estão ausentes dos currículos escolares e, em geral, as escolas estão mal preparadas para atender às necessidades das crianças ciganas e das suas famílias. As intervenções regulares da administração pública junto da população cigana constituem uma necessidade urgente”, alerta.

>> Festival em teatro mais antigo de Minas Gerais abre inscrições para projetos de artistas profissionais ou amadores

À SP Escola de Teatro, a pedagoga relembra um dos pontos marcantes de sua carreira. A prova de que o teatro une. “Nunca esquecerei Rafaela, minha aluna cigana de 8 anos, que enfrentava dificuldades familiares extremamente intensas, bem como problemas de moradia e financeiros. Apesar dos esforços que fizemos na escola, durante meses ela nunca abriu a boca para falar nem na sala de aula nem no pátio de recreio. Lembro-me de que era um dia ensolarado quando ouvi sua voz pela primeira vez. Ela me perguntou se ela poderia se juntar ao grupo de teatro. E assim ela fez. E o teatro provou ser a linguagem em que Rafaela melhor se expressava”, finaliza.

Serviço:
Palestra: Aplicando o teatro na comunidade: uma intervenção aos ciganos na Grécia
Palestrante: Martha Katsaridou, atriz, pedagoga, doutora pela Αristotle University of Thessaloniki, na Grécia, com tese sobre o ensino da literatura através do teatro
Data: 17 de março
Horário: 15h
Local: YouTube da SP Escola de Teatro
Observação: palestra em inglês




Relacionadas:

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi o curso de extensão “Do circo à capoeira: um fazer brasileiro”

SAIBA MAIS

Notícias | 16/ 04/ 2024

Cursos de extensão de Cinema Queer e Dança são abertos na Unidade Roosevelt

SAIBA MAIS