Espetáculo Tormento revela as dificuldades da convivência humana nos dias atuais

Publicado em: 25/05/2021 |

A 1ª Mostra Aldir Blanc na SP Escola de Teatro entra em sua última semana com os 3 derradeiros espetáculos do evento, memoráveis e especiais assim como as outras peças deste evento que marca o primeiro semestre de 2021 da Instituição.

Nesta terça-feira, 25, A Clotilde Produções, de São Paulo-SP, apresenta o espetáculo Tormento, ás 20h na plataforma Zoom da Escola.

Dirigido por Eucir de Souza, o texto foi escrito a partir da criação dos atores, em improvisações guiadas pela obra de artistas como Jean Paul Sartre, David Linch, José Mogica Marins, Matisse, Marilyn Manson e pela tentativa de entender o momento histórico único pelo qual estamos passando.

“O resultado é fragmentado e violento. Cômico e dramático. Triste e patético. Sem nenhum compromisso com pudor ou ética, três pessoas revelam suas verdadeiras faces. São forçados a conviver e a estarem sós ao mesmo tempo”, comenta o coletivo teatral.

Espetáculo Tormento, da Clotilde Produções, inicia terceira e última semana da Mostra Aldir Blanc na SP

Segundo o grupo, a pandemia de Covid-19 fez surgir uma nova linguagem, que mistura teatro, TV e cinema, sendo um pouco de cada uma, mas ao mesmo tempo não sendo nenhuma delas. Tormento tem o objetivo de ser um projeto adaptado a esse novo formato, em que os limites da intimidade e da exposição estão ainda sendo moldados.

“Por um lado, perdemos a presença física incomparável que existe no teatro, o clima de um filme no cinema e outras características inerentes a essas linguagens. No entanto, algo de muito profundo acontece nas peças feitas para exibição on-line. Não estamos em um cenário. Não assistimos em uma sala especial para esse fim. É tudo muito cru, e chega a ser cruelmente íntimo. As pessoas revelam suas casas e seus interiores de uma forma que sempre buscamos, mas nunca havíamos atingido nas outras linguagens. No caso específico de Tormento, temos três interpretes com alta qualidade técnica e com sede de colocar as questões que lhes tocam. Assistir a performance deles, soa como uma invasão. Eles estão expostos. Isso torna esta experiência única ”, explicam os integrantes do projeto.

Confira, é imperdível!

Tormento- Clotilde Produções Artísticas (SP)

Dia 25/05 (terça-feira), às 20h.
Gratuito ou colaboração de R$12,50 na SP Escola de Teatro Digital-Sympla

Retire seu ingresso para Tormento

Mostra Aldir Blanc na SP reúne 12 peças das 5 regiões do Brasil

Comunicadores convidados dialogam com 12 peças da Mostra Aldir Blanc na SP