Edélcio Mostaço faz pré-lançamento de livro e dá palestra na SP Escola de Teatro

Publicado em: 01/03/2016 |

Partindo de reflexões sobre o tema da recepção teatral, o acadêmico de teatro Edélcio Mostaço escreveu o livro “Soma e Sub-tração: Territorialidades e Recepção Teatral”, que integra a Coleção Criação e Crítica, da Editora da Universidade de São Paulo.

O volume será lançado no Itaú Cultural, no dia 7 de março, como parte da programação da 3ª Mostra Internacional de Teatro. No dia, 5, porém, a obra terá pré-lançamento na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.

Na ocasião, Mostaço dará uma palestra sobre a Recepção Teatral no campo da Performatividade, aproveitando o atual eixo de trabalho dos aprendizes que cursam o Módulo Azul da Escola. A fala, no entanto, é totalmente aberta ao público. Depois disso, será possível comprar o livro, que pode ser autografado pelo autor.

Sobre o livro

A obra se divide em duas partes: na primeira é abordada a Teoria da Recepção e, na segunda, diversos temas do teatro são enfocados à luz dos pressupostos da primeira parte. O livro reúne diversos materiais escritos pelo autor nos últimos anos e antes publicados em periódicos restritos.

O título “Soma e Sub-tração” articula um duplo sentido. Além das duas operações matemáticas que correspondem a tudo o que se pode somar ou diminuir nas considerações, o termo “soma” indica o corpo e suas reverberações, sua condição de mobilização nos fenômenos de percepção estética. Já a “Sub-tração” não indica a retirada ou a diminuição mas, sobretudo, uma tração exercida a menor, um impulso de menor intensidade, um estímulo perceptivo interpretado como diferença. O título aponta, assim, para diversos significados subjacentes às operações de interpretação crítica.

Palestra “Recepção Teatral no campo da Performatividade”
SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210, 3775-8600
Sala R1 (80 lugares)
Sábado, 5 de março, 11h30