EN | ES

Premiada dramaturga Silvia Gomez lança duas peças em livro no Sesc Consolação

Publicado em: 19/10/2023 | por: Ethieny Karen

A premiada dramaturga Silvia Gomez lança hoje (19), às 19h, no Sesc Consolação, o livro "Mantenha Fora do Alcance do Bebê; Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante".

A premiada dramaturga Silvia Gomez lança hoje (19), às 19h, no Sesc Consolação, o livro “Mantenha Fora do Alcance do Bebê; Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante”. | Foto: Divulgação

Hoje (19), às 19h, no Espaço do Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do Sesc Consolação, acontece o lançamento do livro “Mantenha Fora do Alcance do Bebê; Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante”, livro com duas peças da premiada dramaturga Silvia Gomez. Publicado pela editora Javali em edição bilíngue, ele traz tradução para o espanhol.

A edição reúne as peças “Mantenha fora do alcance do bebê” e “Neste mundo louco, nesta noite brilhante”, que tiveram montagens no Brasil e também fora dele, em países como México e Argentina.

O evento de lançamento terá uma leitura dramática e bate-papo com a autora, as atrizes Débora Falabella e Débora Gomez, o jornalista e crítico Kil Abreu, a diretora e atriz Yara de Novaes, que assinam o prefácio e posfácio do livro, respectivamente, e o editor, Assis Benevenuto, da Editora Javali.

Além de dramaturga, Silvia Gomez também ministra junto com a coordenadora de dramaturgia da SP Escola de Teatro, Marici Salomão, o curso “Núcleo de Criação de Novas Dramaturgias” no Itaú Cultural.

Sobre a peça

Na peça “Mantenha Fora do Alcance do Bebê”, uma mulher é entrevistada por uma profissional como parte de um processo de adoção. No entanto, durante a conversa, as coisas saem do controle. Paralelamente, uma superpopulação de lobos toma conta das ruas, calçadas e linhas de metrô.

A dramaturgia foi indicada ao Prêmio Shell e venceu os prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Aplauso Brasil, no mesmo ano. Também em 2015, a peça teve leitura na Escócia como parte do projeto Curioso, residência de dramaturgia e intercâmbio cultural Brasil-Escócia organizada pelo Playwrights’ Studio em parceria com o British Council.

Na peça “Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante”, enquanto aviões decolam e aterrissam em várias partes do mundo, a rotina da Vigia do KM 23 daquela rodovia brasileira é alterada pela presença de uma garota que delira, deixada no asfalto após ser violentada em uma noite repleta de estrelas.

Segundo a dramaturga, “Neste mundo louco, nesta noite brilhante” “nasceu de uma profunda inquietação diante do aumento dos relatos de casos de estupro no Brasil”.

A premiada dramaturga Silvia Gomez lança hoje (19), às 19h, no Sesc Consolação, o livro "Mantenha Fora do Alcance do Bebê; Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante".

A premiada dramaturga Silvia Gomez lança hoje (19), às 19h, no Sesc Consolação, o livro “Mantenha Fora do Alcance do Bebê; Neste Mundo Louco, Nesta Noite Brilhante”.

Sobre a autora 

Silvia Gomez é jornalista, dramaturga e roteirista, autora das peças teatrais “Mantenha fora do alcance do bebê” (ganhadora dos prêmios APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria de melhor dramaturgia, e Aplauso Brasil, em 2015), “Neste mundo louco, nesta noite brilhante” (indicação à dramaturgia no Prêmio Shell paulistano, em 2019), “A Árvore” (Editora Cobogó, 2021) e “Gesto” (indicação à dramaturgia no APCA 2022). Suas peças foram traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, mandarim e sueco, tendo sido encenadas e lidas em paísescomo Argentina, Escócia, Espanha, Inglaterra e México. Desde 2017, dá aulas de dramaturgia, passando por instituições como o Centro de Pesquisa Teatral (CPT-SESC) e o Núcleo de Dramaturgia SESI-SP. Mestranda na Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (USP). Entre suas dramaturgias transformadas em filmes, estão “A Árvore” (direção Ester Laccava e João Wainer, com Alessandra Negrini), “Partida de vôlei à sombra do vulcão” (direção Clarissa Campolina e Fernanda Vianna, com Grupo Galpão; seleção 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes e FestCurtasBH 2023) e “Mantenha fora do alcance do bebê” (roteiro em desenvolvimento, direção Debora Falabella, Biônica Filmes; semifinalista no Prêmio de Roteiro Longa Ficção do Cabíria Festival 2023).

Serviço

Data: 19 de outubro, quinta-feira
Horário: 19h
Local: Espaço CPT_SESC – Sesc Consolação (R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo – SP)
Classificação: 16 anos

Entrada gratuita, com ingressos limitados à capacidade do espaço (50 lugares)

+ Satyrianas 2023 teve público de 20 mil pessoas; veja balanço da 24ª edição do festival

+ Ator e preparador Christian Landi aconselha: “Nenhum produtor de elenco vai passar mais de dois minutos numa cena com você”




Relacionadas:

Notícias | 24/ 06/ 2024

Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam a Mostra de Experimentos do 1º semestre de 2024

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 06/ 2024

SP Escola de Teatro, por meio do Programa Oportunidades, realiza oficinas para jovens da Fundação CASA Rio Tâmisa

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 06/ 2024

Espetáculo “2 Palitos” entra em cartaz em julho na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS