Escola Itaú Cultural abre inscrições para o Núcleo de Criação de Novas Dramaturgias

Publicado em: 09/05/2023 |

Mulher segura roteiro para leitura

Núcleo de Criação de Novas Dramaturgias, da Escola Itaú Cultural: 24 selecionados para curso até dezembro com Marici Salomão e Silvia Gomez. | Foto: SP Escola de Teatro

De hoje (9) até as 18h de 16 de maio, a Escola Itaú Cultural recebe inscrições para o curso presencial Núcleo de Criação de Novas Dramaturgias, curso que visa alicerçar processos de escrita teatral por meio de teorias contemporâneas, análise de peças brasileiras e estrangeiras, técnicas e práticas de escrita.

O curso semanal, que acontecerá de agosto a dezembro, será ministrado por Marici Salomão, coordenadora do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro e dramaturga, e pela dramaturga e roteirista Silvia Gomez.

“O curso nasce de um encontro feliz entre Silvia Gomez e eu”, conta Marici. “Nossas ideias, estudos e impulsos para pensar o ensino de dramaturgia batem em múltiplos pontos, como o pensar a criação livre de amarras, mas sem abrir mão de um conhecimento de base. O bacana dessa história é que o Itaú Cultural nos acolheu prontamente, quando apresentamos o projeto”, completa.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Escola Itaú Cultural. A lista com os selecionados será anunciada no mesmo endereço eletrônico em 18 de junho. Serão 24 selecionados.

O Núcleo de Criação de Novas Dramaturgias é estruturado em quatro módulos, divididos em 16 encontros coletivos presenciais, além de plantões individuais on-line, em que os participantes são orientados no desenvolvimento de um projeto de escrita dramatúrgica que desemboca na criação de uma primeira cena.

O primeiro módulo é um convite ao exercício da voz autoral, valorizando aspectos singulares dos participantes por meio de procedimentos práticos. O objetivo é experimentar diferentes tipos de escrita. O segundo faz um percurso pelas principais correntes estéticas para a criação de novos repertórios de escrita, com base em estrutura e narrativa. No seguinte, os participantes são convidados a analisarem dramaturgias contemporâneas e seu novo estatuto, contemplando as leituras dos projetos de escrita em desenvolvimento. Na fase final, são feitas leituras coletivas dos projetos e apresentadas as cenas criadas por cada participante no decorrer da formação.

As aulas acontecem com periodicidade semanal, às terças-feiras, de 8 de agosto a 5 de dezembro, no Itaú Cultural, das 19h às 22h, totalizando 60 horas de carga horária. As 24 vagas oferecidas são voltadas para jovens dramaturgos, diretores, atores e interessados na temática de modo geral. Todas as inscrições válidas serão analisadas, em fase única, pela comissão de seleção, formada pela coordenação do curso e pela equipe de artes cênicas do Itaú Cultural. Poderá ser oferecida interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as aulas presenciais caso seja necessário.

+ CCSP recebe inscrições para residência artística “CASULO” até dia 15 de maio

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024