Dona Ruth: Festival de Teatro Negro abre chamamento para projetos de teatro e múltiplas linguagens artísticas

Publicado em: 13/04/2022 |

Até 31 de maio, terça-feira, o Dona Ruth: Festival de Teatro Negro aceita propostas de projetos nas áreas de artes cênicas e outras linguagens artísticas para integrarem a programação do evento. Já em sua 4ª edição, a celebração homenageia a atriz Ruth de Souza e procura criar um espaço para dar visibilidade e refletir sobre arte negra. Por isso, a seleção prioriza trabalhos de artistas indígenas e negros e para se inscrever basta acessar o formulário disponível no site oficial do festival. (link).

Dentre as linguagens cotadas para participar estão teatro, dança, performance, contação de histórias, intervenção artística, intervenção musical ou artes integradas; as apresentações poderão ser para formatos presenciais ou online.

Exposição Estante da Deseducação, da Biblioteca da SP, apresenta obras literárias que vão na contramão do pensamento formal

Desde 2019, quando foi criado, o Ruth de Souza: Festival de Teatro Negro tem uma alta demanda de artistas e coletivos de todo o país com interesse em participar do projeto. Em função disto, seus idealizadores decidiram ampliar a área de pesquisa, acolhendo também trabalhos produzidos fora das capitais do Brasil. Em um depoimento à imprensa, Ellen de Paula, criadora do festival, explicou o objetivo da iniciativa:

“Entendemos este chamamento como um ato político que ocorre ao mesmo tempo pela expansão e descentralização do Festival da região sudeste e sobretudo da capital paulista, embora o evento aconteça aqui. É fundamental ampliarmos cada vez mais o nosso campo de visão para artes produzidas por pessoas indígenas e negras de diversas regiões do país”.

SP Escola de Teatro oferece aulas de português gratuitas para imigrantes e refugiados

Gabriel Cândido, artista egresso de atuação da SP Escola de Teatro, que também é organizador do evento, ressaltou que o ato é um anseio antigo da organização do evento:

“Na verdade, a abertura de um chamamento era bastante esperada por nós desde a primeira edição em 2019. Este gesto que fazemos agora é o resultado do crescimento do Festival e do seu alcance para além de São Paulo depois de termos realizado três edições consecutivas. Estou empolgado com as propostas que já estamos recebendo”.

Edital Jovem Monitor Cultural oferece R$ 1.000 para atuação em espaços artísticos de São Paulo

Todas as propostas enviadas ficarão armazenadas e, além de serem consultadas para curadoria, serão material de apoio para edições futuras do Festival. Além disso, os projetos que forem inscritos após a data limite também serão cotados para programações das próximas edições.

Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo

O Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo é o primeiro festival dedicado a teatros negros em São Paulo. Ele se propõe um território de discussão e reflexão dos artistas e coletivos com o público sobre; arte negra, diversidade e inclusão. Ademais, o evento busca criar um espaço para celebração do teatro negro enquanto experiência artística histórica e contemporânea, num ato político e de exercício da cidadania.

Ruth de Souza

Nascida no Rio de Janeiro em 1921, Ruth Pinto de Souza interessou-se por teatro ainda na infância enquanto frequentava o Theatro Municipal de São Paulo. Fez parte do Teatro Experimental do Negro liderado por Abdias do Nascimento e fez sua estreia em O imperador Jones, de Eugene O’Neill, em 1945. Estudou na Universidade Harvard, nos Estados Unidos e na Academia Nacional do Teatro Americano, em Nova York. Em 1948, estreou no cinema em Terra violenta, adaptação do seu romance Terras do sem fim. Participa de diversas produções das três empresas pioneiras: Atlântida, Maristela Filmes e Vera Cruz. Foi a primeira atriz brasileira indicada para prêmio internacional: o Leão de Ouro, no Festival de Veneza de 1954. A artista nomeia o festival é um símbolo de qualidade técnica, luta por dignidade e abertura de caminhos nas artes da cena para todas as pessoas negras artistas que são sua continuidade.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador