Diretor e dramaturgo Gerald Thomas ministra palestra na SP Escola de Teatro para estudantes do curso técnico

Publicado em: 17/03/2022 |

Ivam Cabral e Gerald Thomas na SP Escola de Teatro. Foto: Comunicação SP Escola de Teatro

Nesta semana, Gerald Thomas está na SP Escola de Teatro participando de diversas atividades pedagógicas e teatrais. Recém-chegado de Nova York, onde mora, ele cumpre residência artística na sede Roosevelt, até domingo, 20, onde ensaia o espetáculo G.A.L.A, que será encenado no 30º Festival de Curitiba, nos dias 29 e 30 de março, às 21h, dentro da Mostra Lucia Camargo. Três artistas egressos da instituição participam do projeto durante a residência, como assistentes de iluminação e técnicas de palco.

Nova turma de estudantes da Escola Estadual Padre Anchieta visita o prédio histórico da SP Escola de Teatro no Brás

Além disso,  na última quarta-feira, 16, Thomas participou de uma palestra exclusiva para os estudantes de Direção, linha de estudo do curso técnico coordenada por Rodolfo García Vázquez, e também se reuniu com Ivam Cabral, diretor executivo da SP, seu amigo de longa data.

Na conversa, os dois relembraram os encontros e parcerias no palco e bastidores, comentaram sobre espetáculos dos anos 1980 e 1990, assim como abordaram o teatro na atualidade e a importância de um centro de artes do palco como a SP Escola de Teatro para os futuros teatrólogos do Brasil. Ele também conheceu as instalações do estúdio de som da Instituição, e adorou o local, onde tocou baixo, um de seus instrumentos favoritos.

Acabei de chegar no Brasil, ainda estou sentindo a temperatura daqui novamente, mas é muito bacana um espaço como esse, com um estúdio de som e essa infraestrutura. O encontro com Ivam Cabral foi maravilhoso. Amo, adoro e admiro muito ele!”, afirmou.

Ivam Cabral e Gerald Thomas na SP Escola de Teatro. Foto: Dora Leão

Na palestra, ele contou como é o seu processo se criação, tanto dramatúrgico, como na direção, e sua relação com os atores com quem trabalha.

Eu escrevo para aqueles atores que eu conheço. Não escrevo para quem eu não vou trabalhar. A Fabi (Fabiana Gugli), que está no elenco de G.A.L.A, escrevo para ela há 22 anos. Fernanda Montenegro, Marco Nanini, por exemplo, eu sei o que eles gostam, o que não gostam, como comem, suas obsessões. Eu não venderia um espetáculo para ser publicado num livro, por exemplo. Mas a relação com atores, é diferente, pois eles estão lá vendo e sentindo. Então conseguimos dialogar e chegar no meio termo, mas geralmente é mais o meu termo que ganha (risos).”

Palestra de Gerald Thomas na SP Escola de Teatro. Foto: Comunicação SP Escola de Teatro

Confira a palestra na íntegra abaixo!

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

Notícias | 24/ 04/ 2024