Gerald Thomas, um dos principais diretores do teatro mundial, realiza residência artística na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro em março

Publicado em: 24/02/2022 |

Gerald Thomas, um dos principais diretores de teatro do mundo, fará uma residência artística na SP Escola de Teatro a partir de 14 de março. O projeto consiste na montagem do espetáculo “G.A.L.A”, que será exibido no Festival de Curitiba nos dias 29 e 30 de março, às 21h, dentro da Mostra Lucia Camargo. O processo criativo a ser desenvolvido consiste na adaptação da encenação – que teve sua versão virtual no ano passado – para os palcos físicos.

Jorge Neto, estudante da SP, assina a dramaturgia de peça-metragem gratuita sobre a vida da cangaceira Maria Bonita

Três estudantes egressos da Escola irão participar como assistentes de iluminação e técnicas de palco durante a residência. E no dia 16 de março o encenador ministra uma palestra com os estudantes do curso técnico da linha de estudo de direção. O evento será gravado e posteriormente disponibilizado pelos canais da Escola.

Saiba como comprar ingressos para o 30º Festival de Teatro de Curitiba, um dos principais eventos de teatro do Brasil

O dramaturgo e diretor teatral Gerald Thomas nasceu em 1954, no Rio de Janeiro, estudou com Ivan Serpa e Hélio Oiticica, foi orientado por Sérgio Mamberth e aos 16 anos já estudava arte e dança num grupo experimental artístico em Londres. Depois se instalou em Nova Iorque onde produziu muitas peças baseada nos textos de Samuel Beckett. Em 1985 dirigiu a peça Quatro Vezes Beckett, que o levou a Bienal de Viena e lhe rendeu o Prêmio Molière Especial. Em 1986, Gerald Thomas dirigiu a peça Quartetti, numa montagem do texto de Heiner Muller, depois fundou a Companhia Ópera Seca, em São Paulo.

Dentre os muitos sucessos produzidos pelo artista no período podemos citar Eletra Com Creta (1986); A Trilogia Kafka (1988); Carmem Com Filtro (1989); Mattogrosso (1989); Fim de Jogo (1990); M.O.R.T.E. (1990); The Flash and Crash Days (1991); O Império das Meias Verdades (1993) e UnGlauber (1994), nessas últimas três peças estrelou Fernanda Torres, com quem já foi casado. Em 2010 fundou a Cia London Dry Opera, com a qual consolidou sua carreira internacional, nela escreveu e dirigiu Throats que estreou em 2011, no Teatro Pleasance e Islington, e muitos outros espetáculos.

Notícias | 23/ 04/ 2024

Inscreva-se na oficina gratuita de atuação “Corpo e Identidade na Cena”

Notícias | 22/ 04/ 2024

Clã do Jabuti apresenta “Noite de Brinquedo no Terreiro de Yayá”