Débora Silvério, estudante de atuação da SP, é destaque em peça que mescla terror e comédia; confira!

Publicado em: 15/06/2022 |

20

Dia 18 de junho, sábado, às 21h, no Espaço Cultural A Próxima Companhia, estreia a peça O Mistério Cinematográfico de Sendras Berloni. Débora Silvério, estudante de atuação da SP Escola de Teatro, integra o elenco e convida a todes, todas e todos para conhecer essa história que mescla terror, comédia e investiga as possíveis relações entre o cinema e o teatro. A temporada vai até 3 de julho, com sessões todos os sábados, 21h, e domingos, 20h, e os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.

Mariana Ferraz, estudante de atuação da SP, publica livro de poesias pela Editora Urutau

A diretora Inês Bushatsky, que pesquisa os efeitos do falso em diferentes expressões artísticas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), afirma que a ideia do espetáculo nasceu a partir de uma inquietude em torno da ‘pós-verdade’ contemporânea. Para a estudiosa, tal concepção colaborou para que a nossa sociedade criasse muitas narrativas sem compromisso com os fatos que, no entanto, também carregam consigo um grande potencial criativo.

Residência Bem no Meio do Paralelo 38, com cenografia de estudante da SP, é sucesso de público na instituição, veja fotos!

Nesse contexto, O Mistério Cinematográfico de Sendras Berloni busca articular tal reflexões a partir dos conceitos de duplo e dublê. Para isso, a companhia Extemporânea, que criou a peça, se inspira em clássicos do cinema e faz um uso expressivo de projeções audiovisuais, video mapping e recursos de som e imagem para criar truques, ilusões e efeitos especiais na montagem. João Mostazo, dramaturgo do espetáculo, explica como tais temas são abordados na trama:

“O dublê performa os truques perigosos e as acrobacias durante as filmagens, mas, no corte final do filme, não pode ser reconhecido. Ou seja, o trabalho do dublê é ser visto sem ser visto. Por isso, na peça, dizemos que o ‘dublê é o mestre do desaparecimento: ele desaparece diante dos olhos de todos’. O enredo do espetáculo veio dessa ideia”.

Láercio Motta, artista egresso da SP, estreia espetáculo que fecha ciclo de pensamentos e estudos feitos por Antunes Filho

A história também dialoga com a linguagem cinematográfica, pois coloca em cena caso de Sendreas Berloni, um dublê que desapareceu durante as filmagens do longa-metragem Uma Noite Para Não Esquecer (1999). Na peça, quatro personagens investigam o misterioso acidente e, no decorrer da narrativa, cada um tenta trazer Berloni de volta através da evocação de diferentes partes do seu corpo (rosto, voz, alma e joelhos).

Direção: Ines Bushatsky.
Assistência de direção: João Mostazo.
Dramaturgismo: Bruno
Conrado, Clara Martins Hermeto, João Mostazo.
Elenco: Alexandre Marchesini, Débora
Gomes Silvério, Giovana Telles, Henrique Natálio.
Participação: Beatriz Silveira, Caio
Horowicz e Letícia Calvosa.
Audiovisual: Clara Martins Hermeto, Sue Adur.
Video mapping: Sue Adur.
Luz: Francisco Turbiani.
Cenografia e Arte Gráfica: Cenogram.
Produção de vídeo: Cabograma, Extemporânea.
Realização: Extemporânea.

Serviço:

O Mistério Cinematográfico de Sendras Berloni
Estreia dia 18 de junho, sábado às 21hs, no Espaço Cultural A Próxima Companhia
Temporada de 18 de junho a 3 de julho – Sábados às 21hs e domingos 20hs.
Duração: 80 min Ingressos: Inteira: R$40,00; Meia: R$20,00; Ingresso Solidário R$5,00;
Ingresso Apoie o Espetáculo R$ 80,00 Classificação etária: 14 anos
Espaço Cultural A Próxima Companhia
Rua Barão de Campinas, 529 – Campos Elíseos. Capacidade 40 lugares.
Vendas online: https://www.sympla.com.br/ciaextemporanea

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024