Láercio Motta, artista egresso da SP, estreia espetáculo que fecha ciclo de pensamentos e estudos feitos por Antunes Filho

Publicado em: 14/06/2022 |

Foto: Bob Sousa

Até 14 de julho, às quartas e quintas, 20h, o espaço CPT (Centro de Pesquisa Teatral) do SESC Consolação recebe apresentações do espetáculo Prêt-à-Porter Novos Experimentos. A peça é composta por três cenas e marca o encerramento do ciclo de formação de atores e atrizes, cujo início foi desenvolvido pelo famoso encenador e diretor Antunes Filho.

A peça foi desenvolvida a partir dos exercícios de criação do Curso de Introdução ao Método de Ator, além dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto ao longo de seus 13 anos de existência. Os experimentos são da turma do CPTzinho/2019, que estudou importantes exercícios como voz, corpo, respiração, assistiu e buscou inspiração no cinema, a partir do trabalho de diretores consagrados. Na experiência do grupo, cada dupla se encarregava de encontrar o tema, desenvolvê-lo através de improvisações, realizar a dramaturgia e se autodirigir. Tal processo foi acompanhado de perto por Antunes, que na época era o orientador da turma. Ele faleceu em maio de 2019.

Cineclube SP Alma no Olho exibe curta performático de estudante da instituição na próxima segunda, 20

Antunes trabalhava com seus alunos a partir do pressuposto da autonomia do autor, o artista acreditava na importância da independência desse no palco. Portanto, seu objetivo era ensinar seus estudantes a não serem apenas um intérprete que é instrumento da mão do diretor, mas algo além disso. A temática das peças feitas pelo grupo era diversa, mas em sua maioria remontavam cenário cotidianos e provocavam nos atores e atrizes a necessidade da elaboração de narrativas e imagens cênicas poéticas.

Laércio Motta, artista egresso de atuação da SP e  integrante da turma CPTzinho/2019, comentou sobre sua cena, intitulada Borra de Café,  e sobre as apresentações:

“Quando criamos essas cenas, lá em 2019, durante o último Cptzinho, não imaginávamos que três anos depois estaríamos compartilhando elas com o público.  Para nós, atores e atrizes, essa é uma oportunidade de pesquisar a linguagem do “falso naturalismo” que o Prêt-à-porter tem como premissa, além de nos exercitarmos enquanto artistas criadores, que escrevem, dirigem, atuam… Nesse trabalho o público é convidado a entrar em outro tempo e é guiado pelas sutilezas e intimidades de um fragmento de vida de duas personagens.”

Emerson Danesi, supervisor do projeto desde 1998, comenta o essencial sobre as cenas e ressalta a importância de iniciativas como essa:

“Como lidar com a liberdade e imensa responsabilidade de se tornar atores-criadores? A possibilidade em trazer à tona inquietações, memórias, afetos e desafetos, percebendo e questionando a realidade, com devido afastamento e sensibilidade foi um duro e árduo caminho. Escrever? Meu Deus, isso é para dramaturgas e dramaturgos! Com pavor, à beira do abismo, resistia-se.”

 Sinopses das Cenas

“Borra de Café”
Com Laércio Motta e Rafaella Candido
Após anos dois amigos de infância se reencontram em cidade natal.

“Missouri River”
Com Guilherme Moilaqua e João Monteiro
Dois detentos que apesar da separação física repensam, em última conversa, suas trajetórias.

“Canção de Ninar”
Com Osmar Pereira e Rafaella Candido
Durante um corte de energia, casal se encontra no apartamento onde viveu uma grande perda.

Ficha Técnica
Elenco: Guilherme Moilaqua, João Monteiro, Laércio Motta, Osmar Pereira, Rafaella Candido
Supervisão das cenas: Emerson Danesi
Orientação do CPTzinho/2019: Antunes Filho