De circo a dramaturgia: SP Escola de Teatro abre quatro cursos de extensão

Publicado em: 17/03/2017 |

Estão abertas as inscrições para quatro cursos de extensão oferecidos pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Os interessados devem se inscrever e fazer a matrícula online na seção Extensão Cultural, no site da instituição.

Curso de acrobacia, na SP Escola de Teatro. Foto: Andre Stefano/Acervo

Orientadora: Tereza Gontijo
Descrição: O curso é um treinamento prático para iniciados na arte do palhaço, com foco no desenvolvimento de um “estado de jogo”, fundamentado na curiosidade, disponibilidade e no prazer. A ideia é desenvolver jogos de relação a partir desse estado, além de promover uma troca com os alunos, investigando conjuntamente a potência desses fundamentos no treinamento do palhaço.
Público: Artistas, estudantes e interessados em geral, profissionais ou amadores, iniciados no palhaço.
Data: de 24 de abril a 26 de junho de 2017. Segundas e quartas, das 15 às 18h
Local: Sede Brás (Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás)
Inscrições: Até dia 17 de abril. Lista dos aprovados: 19 de abril. Matrícula online: 20 de abril.

Orientadora: Cida Almeida
Descrição: O curso propõe a busca de um processo de descoberta da identidade “atoral” (do ator) orgânica, através do contato e de procedimentos pedagógicos com o uso das máscaras cênicas.
Público: Jovens artistas em processo de aprendizagem ou recém-saídos de cursos e faculdades, que comprovem no mínimo seis meses de experiência com a linguagem das máscaras.
Data: de 25 de abril a 22 de junho de 2017. Terças e quintas, das 15 às 18h.
Local: Sede Brás (Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás)
Inscrições: até dia 13 de abril. Lista de aprovados: 19 de abril. Matrícula online: 20 de abril.

Orientador: Mauricio Paroni
Descrição: Análise da dramaturgia monólogos, explorando, com os participantes, os aspectos corais dos textos. Neste primeiro módulo, os encontros terão os seguintes temas: “Baile de Nelson Rodrigues – cenas do autor e confissões, num bailinho, de suas personagens”; “Tchekhov coral e Cocteau monologante – a partir de ‘O Tabaco Faz Mal’ e ‘O Mentiroso’”; “O Triste Testamento de Beethoven e Uma Ode à Alegria – a partir da visão da apaixonada doméstica do compositor e do poema de Schiller cantado na ‘9ª Sinfonia’”; e “Georges Feydeau: esquecidos tempos cômicos – a partir de mais de dezena de seus monólogos”.
Público: Geral
Data: de 4 de abril a 25 de maio de 2017. Terças e quintas, das 15 às 18h.
Local: Sede Brás (Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás)
Inscrições: até dia 28 de março. Lista dos aprovados: 31 de março. Matrícula online: 3 de abril.

Orientador: Erikson Almeida
Descrição: Explorar possibilidades corporais para o trabalho de dramaturgia cômica do palhaço. Iniciação de acrobacias de solo, acrobacias em duplas e em grupo, parada de mãos, cascata (acrobacia cômica) e jogos de palhaço.
Público: Jovens a partir de 16 anos (para menores de 18 anos será necessária autorização dos responsáveis).
Data: de 4 de abril a 1º de junho de 2017. Terças e quintas, das 10 às 13h.
Local: Sede Brás (Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás).
Inscrições: até 27 de março. Lista dos aprovados: 30 de março. Matrícula online: 31 de março.

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo” traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro UOL