SP ESCOLA DE TEATRO
Español
English

extensão cultural 2017

 
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Tamanho da Letra
Publique/Compartilhe
Cursos:
Inscrições Abertas Resultados de Seleção Em andamento Finalizados
Sobre os Cursos Extensão Cultural 2016 Extensão Cultural 2015 Extensão Cultural 2014 Extensão Cultural 2013 Extensão Cultural 2012 Extensão Cultural 2011 Extensão Cultural 2010

Cursos com inscrições abertas

Dramaturgia brasileira moderna – raízes

Orientador: Aimar Labaki

Objetivo
Possibilitar um contato mais aprofundado com a tradição dramatúrgica moderna brasileira e a experiência de escrita para o palco em diálogo com essa tradição.

De 12 de setembro a 16 de novembro
Terças e Quintas – das 19h30 às 22h30.
Local: Sede Roosevelt / Praça Roosevelt 210 - Centro

Saiba Mais (+)
Oficina de dramaturgia para mulheres imigrantes

Orientadora: Cris Gomes

Objetivo
Apresentação de conteúdo teórico sobre os temas: personagem, teoria dos gêneros, diferentes narradores, tempo e espaço, discussão e análise de uma obra dramática.
Discussões e compartilhamento de textos e experiências sobre temas como: Mulher, imigração, diáspora, precariado, movimentos migratórios e etc.
Haverá exercícios práticos de criação literária.

De 5 a 26 de setembro
Terças – das 19h30 às 21h30.
Local: Sede Brás / Avenida. Rangel Pestana, 2401, Brás

Saiba Mais (+)
Oficina teórico-prática baseada no processo criativo da peça Nos Tempos de Gungunhana

Orientador: Klemente Tsamba (Moçambique – África)

Objetivo
Esta oficina percorrerá a história de Moçambique desde os Tempos de Gungunhana, destacando a tradição cultural dos povos do sul. Os ritmos, as danças, os cânticos, o teatro comunitário, entre outras. Esta intervenção tem como objetivos apresentar várias expressões artísticas ligadas a cultura tradicional moçambicana que são afinal a base do teatro local e, simultaneamente desafiar o público da lusofonia, a identificar pontos em comum, base para um diálogo intercultural positivo. Construção de jogos performativos baseados no teatro comunitário moçambicano.

25 de agosto, sexta feira -  das 19h30 às 22h30.
Local: Sede Brás / Avenida. Rangel Pestana, 2401, Brás
Está oficina integra a programação do CIRCUITO DE TEATRO EM PORTUGUÊS

Saiba Mais (+)
OFICINA O CORPO EM ESTADO DE PRESENÇA E ESCUTA - São Paulo/Brasil

Orientadora: Letícia Bortoleto - Grupo Dragao7

Objetivo
De que forma o corpo do ator se relaciona com o espaço? E com os outros atores? E com cada elemento que compõe a cena? Música, texto, gestos, intenções... como estar atento a si, escutar e responder aos estímulos externos provocados por esses elementos? É necessário estar presente aqui e agora, entendendo os próprios impulsos para criar impulsos no outro e simultaneamente responder aos estímulos e provocações do meio externo. Isso constitui o estado de presença e a escuta, de si e do outro, permite a perpetuação desse estado durante o tempo da cena, da peça, do estudo. Nas três horas que estaremos juntos, vamos trabalhar conteúdo do teatro e da dança, entendendo gesto, ação, voz e pensamento como um só organismo no corpo que compõe a cena.

25 de agosto, sexta feira -  das 14h30 às 18h30.
Local: Sede Brás / Avenida. Rangel Pestana, 2401, Brás
Está oficina integra a programação do CIRCUITO DE TEATRO EM PORTUGUÊS

Saiba Mais (+)
Oficina “O ator e o estado de prontidão”

Orientador: Diretor Luiz Campos – Cia Los Puercos – Santos – Brasil

Objetivo
Fornecer para o artista ferramentas e a consciência da importância do estado de prontidão.
Desde o início das encenações, onde se tem algum público, o artista que apresenta sua obra tem a consciência de que se deve estar por completo, pronto para qualquer imprevisto que surja durante sua encenação, seja ela por parte do público ou então por parte do próprio artista ou equipe técnica. Treinar o estado de prontidão não é só uma necessidade para os artistas, mas um aprimoramento. A oficina “O ator e o estado de prontidão” fará artistas já iniciados ou não a tomar essa consciência para si fundamental, ampliando sua prontidão e seu repertório artístico.

23 de agosto
Quarta feira,  das 14h30 às 18h30
Local: Sede Brás / Avenida. Rangel Pestana, 2401, Brás
Está oficina integra a programação do CIRCUITO DE TEATRO EM PORTUGUÊS

Saiba Mais (+)
“Dança para todos os corpos”

Orientador: Marcos Abranches

Objetivo
Tem como proposta trabalhar com práticas corporais de consciência corporal; exploração do movimento; respiração e concentração; considerando o público a que se dirige. O curso visa trabalhar com a ideia de que toda e qualquer atividade a ser proposta seja acessível a todos que realizam aquela vivência, buscando não excluir ninguém das experimentações.
Possibilitar o desenvolvimento da percepção do espaço e do corpo no espaço dentro e fora da sala de aula. Possibilitar a compreensão do movimento como um todo organizado, buscando preparar e fortalecer o corpo para o cotidiano. Fazer profundas e efetivas mudanças posturais, transformando a forma do corpo de dentro para fora. Estimular a coordenação motora, o senso rítmico e, principalmente, a criação artística da dança. Proporcionar apropriação anatômica do seu próprio corpo através de imagens táteis e de sensações que surgem através do toque em cada região. Trabalhar a consciência do peso de seu próprio corpo, através do contato físico com objetos e com os outros corpos. Oferecer recursos para a realização de pequenas e grandes transferências de peso na dança. Explorar e aprofundar o tato e o contato dos participantes, importantes componentes para suas atividades cotidianas e também para o desenvolvimento da dança.

De 28 de agosto a 26 de outubro de 2017
Segundas e quintas – das 18h30 às 20h
Local: Teatro Sergio Cardoso. (R. Rui Barbosa, 153 - Bela Vista)

Saiba Mais (+)

Endereço e E-mails
SP Escola de Teatro
Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás 
Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
03001-000 • São Paulo - SP
Tel: (11) 3121-3200
Sede Roosevelt 
Praça Roosevelt, 210 • Centro
01303-020 • São Paulo | SP
Tel: 11 3775.8600
info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura
Licença Creative Commons Este trabalho foi licenciado com uma Licença | Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada | .
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.
Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Criação de Sites Sorocaba Qube Design