Curso “Olhares: Poéticas e Possibilidades da Crítica Teatral” encerra com seis críticas inéditas

Publicado em: 31/10/2023 | por: Guilherme Dearo

Curso de extensão gratuito na SP Escola de Teatro "Olhares: Poéticas e Possibilidades da Crítica Teatral".

Curso de extensão gratuito na SP Escola de Teatro “Olhares: Poéticas e Possibilidades da Crítica Teatral”. | Foto: Comunicação ADAAP

Entre 9 e 16 de outubro, aconteceu na unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro o curso de extensão “Olhares: Poéticas e Possibilidades da Crítica Teatral”, que foi ministrado pelo professor e crítico teatral Amilton de Azevedo.

Durante as aulas, que aconteceram ao mesmo tempo que o Festival Satyrianas 2023, os estudantes refletiram sobre a crítica teatral e suas possibilidades contemporâneas sob óticas diversas. O foco esteve no pensamento em torno do que é a crítica teatral, suas funções e intenções, pensando sobre a atitude crítica frente a espetáculos teatrais e a perspectiva autoral da prática da escrita, em suas múltiplas formas.

Como conclusão de curso, os estudantes produziram ensaios críticos sobre algumas peças assistidas durante as Satyrianas. Os textos poderão ser lidos aqui, no site da SP Escola de Teatro, publicados entre amanhã (1/11) e segunda-feira (6/11).

Sobre as aulas, Amilton de Azevedo disse: “Seguir com a oficina em paralelo à programação da Satyrianas ao longo dos últimos anos tem sido uma oportunidade continuada de me encontrar com pessoas de formações e trajetórias diversas com algum interesse na crítica teatral – seja pensar sobre ela, seja entendê-la, seja praticá-la – de modo que guardo com muito carinho os bons encontros proporcionados pela atividade. É também uma possibilidade para que eu siga repensando o meu próprio projeto de crítica, revisitando e atualizando os materiais de referência e compartilhando questões que têm me mobilizado (e também me angustiado!) dentro desse campo fronteiriço entre criação e fruição que é o lugar da análise crítica para mim”.

Os estudantes de 2023 falaram um pouco sobre a experiência:

Emma Jovanovic

“Eu me senti instigada a abandonar pressuposições e tradicionalismos atrelados à crítica teatral, e a pensar novas formas de se assistir, pensar e discutir teatro, não focadas em avaliações ou validações do fazer, mas na abertura de canais de diálogo. O exercício da escrita também foi muito positivo, principalmente pela troca com os colegas da oficina e pelo incentivo a acompanhar a programação do festival. Fiquei muito feliz de ter participado”.

Thamires Araujo

“Adorei o curso! Especialmente porque, depois de conversarmos sobre a função e as formas de se fazer uma crítica, nós mesmos fomos tatear esse campo minado. Na prática, (às vezes) a teoria é outra, mas as discussões em aula com certeza me ajudaram a olhar melhor tudo aquilo que vejo. Me senti muito instigada, e dá vontade de sair escrevendo, para além da oficina!”.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais