Curso de Técnicas de Palco da SP oferece amplas opções para trabalhar no teatro e audiovisual; conheça!

Publicado em: 02/05/2022 |

Até o dia 12 de maio, quinta-feira, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do segundo semestre na SP Escola de Teatro! (Se inscreva no site  www.fundatec.org.br). Uma das oito linhas de estudo da instituição é Técnicas de Palco, que tem ampla atuação no mercado de trabalho, mas muitas vezes é desconhecida do público em geral.

O técnico de palco é o profissional que trabalha nos bastidores do teatro, não apenas auxiliando na construção e no funcionamento do espetáculo, mas ajudando a orquestrar o ambiente sensorial e visual da performance. O ramo das artes cênicas atualmente é muito carente desse profissional, que tem sido ainda mais importante com a ascensão da tecnologia.

Processo seletivo curso técnico: SP Escola de Teatro abre seleção para 100 vagas

Alicio Silvia, cenotécnico formado pela escola, relata mais da importância do curso para a área das artes cênicas. Ele pontua que essa formação oferece uma visão ampla de como funciona o processo de montagem e concepção do cenário, e é essencial para aqueles interessados em conhecer melhor os elementos que envolvem o backstage.

J.C. Serroni, coordenador do curso na instituição, convida a todes para conhecerem esse campo tão importante da arte teatral:

“Você sabe o que é cenotécnico? O que é maquinista de manobra e conta regra? Você sabe o que faz um diretor de cena ou um aderecista? No curso você aprende tudo isso e muito mais, além das muitas possibilidades de atuação profissional em espaços como teatro, cinema, ópera, shows, etc.”

A SP Escola de Teatro oferece um curso completo na área que mescla aulas teóricas e práticas em ateliês e/ou oficinas. São quatro semestres com aulas presenciais, sendo que durante o terceiro e o quarto módulo o estudante deverá também cumprir estágio obrigatório de 480h, fora dos horários de aulas. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela instituição.

Cenógrafa e pesquisadora espanhola Josefina González Cubero, da Universidad de Valladolid, realiza palestra sobre os diferentes palcos teatrais na SP

A artista docente Viviane Ramos também explicou alguns dos aspectos que são tratados durante esses dois anos de estudos:

“O curso de técnicas de palco oferece uma formação multidisciplinar, a partir da qual o estudante pode atuar em diversas funções que vão desde ateliês de cenografia e construção de adereços até cinema. É um curso bacana para quem gosta de colocar a mão na massa e quer entender o que está por trás da magia daquilo que acontece no teatro!”.

Confira abaixo os vídeos:

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreiam “Sobre Ausências Paternas”

Notícias | 18/ 04/ 2024

Confira como foi o curso de extensão “Dissociação e presença cênica com bambolê”

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga