Com Vania de Toledo, Angélica de Moraes debate Cênicas e Visuais na SP Escola de Teatro

Publicado em: 08/10/2015 |

Em evento exclusivo para os aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, a crítica de Artes Visuais Angélica de Moraes e a fotógrafa Vania Toledo participam da Mesa de Debate “Linguagem cênica e Artes Visuais” neste sábado, na sede Marquês da Escola.

Além de crítica, Angélica é curadora e professora. Escreve textos para diversas publicações, entre elas a revista bimestral de cultura Select. Integrou a equipe que fundou o diário “Caderno 2”, do jornal O Estado de S. Paulo. Na editoria, firmou-se como jornalista especializada em cultura, assinando críticas de Artes Visuais por mais de uma década. No período, cobriu as principais mostras de arte contemporânea do mundo, como as de Kassel, Veneza, Tóquio e Nova York, entre outras.

Como curadora, organizou exposições individuais e coletivas para o Museu de Arte de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Paço das Artes e Paço Imperial do Rio de Janeiro, entre outras instituições de peso.

Após trabalhar com livros didáticos na Editora Abril e dar aulas de História em um colégio de Osasco, Vania se forma em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo.

Como fotógrafa, é autodidata. Inicia a carreira em 1978 no jornal Aqui São Paulo, dirigido por Samuel Wainer. Logo assume o cargo de editora de Fotografia no periódico. Em 1981, abre seu próprio estúdio e passa a colaborar com diversos veículos brasileiros e internacionais, como os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo e as revistas Vogue, Interview, Claudia, Veja e IstoÉ.

Vania ainda se destacou como retratista ao publicar os livros “Homens”, uma ousada e bem-humorada coleção de nus masculinos, e “Personagens femininos”, uma interpretação fotográfica das fantasias de 54 atrizes.

Agenda | 20/ 03/ 2020

Diretor da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral encena peça ao vivo no Instagram

Agenda | 05/ 03/ 2020

Confira a programação teatral do fim de semana da Roosevelt