Com Aílton Graça e Maria Shu, debate na SP Escola de Teatro aborda questões do negro na produção artística

Publicado em: 30/11/2016 |

Os artistas Maria Shu e Aílton Graça, que participam do debate na SP Escola de Teatro

Em tempos de maior conscientização social e defesa de minorias, a SP Escola de Teatro dá especial atenção para causas que considera urgentes e relevantes. É neste contexto que a Instituição abre espaço, nesta quinta-feira (1º), para o evento “Resistir e ocupar: o processo de atuação do negro em espaços artísticos”.

Gratuito e aberto ao público, o encontro tem início às 19h30 com a exibição do documentário “Mulheres Negras: projetos de mundo”. Depois de assistir ao filme, o público confere a mesa de discussão com a diretora Day Rodrigues, que fala sobre o trabalho.

Participam da conversa a dramaturga Maria Shu, o acadêmico Christian Moura (que pesquisa a personagem negra e o teatro africano) e o ator Aílton Graça, que trabalha em um espaço ainda predominantemente branco. Após as falas dos convidados, o público terá espaço para fazer perguntas e expor opiniões e apontamentos.

Historicamente, o negro sofre preconceito e segregação racial, e, no campo das artes, infelizmente não é diferente. A luta dos artistas negros é diária e não é nova: em 1944, no Rio de Janeiro, o dramaturgo Abdias do Nascimento se destacou ao propor a criação do Teatro Experimental Negro (TEN), que significou, de acordo com o próprio artista, uma das formas de trabalhar pela valorização social do negro no Brasil.

“Resistir e ocupar: o processo de atuação do negro em espaços artísticos”
SP Escola de Teatro – sede Roosevelt – sala R1
Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600
Quinta-feira, 1º de dezembro, 19h30