Christiane Riera por Gabriela Mellão

Publicado em: 14/05/2012 |

Christiane Riera (Foto: Acervo pessoal)

A carreira de Christiane Riera foi singular ao mesclar conhecimento acadêmico e de realização, assim como teatro e cinema, sabedoria e generosidade.

A Chris fez mestrado e Doutorado em Dramaturgia e Crítica Dramática pela Yale University/Yale School of Drama. Trabalhou por três anos como consultora para o Yale Repertory Theater. Foi crítica colaboradora do jornal The Village Voice, além de consultora em dramaturgia para o The New York Theater Workshop. Participou como dramaturgista em montagens como “O Misantropo”, sob direção de Lisa Channer,”O Doente Imaginário”, com encenação de Mark Rucker, e “Macbeth”, liderada por David Kennedy.

Também influenciou a produção cultural brasileira. Foi crítica de teatro da Folha, atuou como consultora de roteiros para a produtora de cinema Gullane Filmes e coordenou o departamento de desenvolvimento de projetos da produtora O2 filmes. Orientou os roteiros de “O Jardineiro Fiel”, de Fernando Meirelles, “Xingu” e “O Ano em que meus Pais Saíram de Férias”, ambos de Cao Hamburguer. Trabalhou ao lado de outros grandes nomes do cinema brasileiro, como Laís Bodansky, Karim Aïnouz, Heitor Dhalia e Carlos Cortez.

Não faltava talento para Christiane Riera, menos ainda sensibilidade. Seus textos críticos eram como ela: íntegros, profundos, generosos. Passavam pelo filtro da doçura de seu olhar. Doçura e conhecimento, mistura rara que nos iluminava, como seu sorriso.

Acesse os verbetes de Christiane Riera e Gabriela Mellão na Teatropédia.

Veja outras homenagens:

O Epílogo de Christiane Riera