SP Escola de Teatro

Christiane Riera por Gabriela Mellão

Christiane Riera (Foto: Acervo pessoal)

 

A carreira de Christiane Riera foi singular ao mesclar conhecimento acadêmico e de realização, assim como teatro e cinema, sabedoria e generosidade.

A Chris fez mestrado e Doutorado em Dramaturgia e Crítica Dramática pela Yale University/Yale School of Drama. Trabalhou por três anos como consultora para o Yale Repertory Theater. Foi crítica colaboradora do jornal The Village Voice, além de consultora em dramaturgia para o The New York Theater Workshop. Participou como dramaturgista em montagens como “O Misantropo”, sob direção de Lisa Channer,”O Doente Imaginário”, com encenação de Mark Rucker, e “Macbeth”, liderada por David Kennedy.

Também influenciou a produção cultural brasileira. Foi crítica de teatro da Folha, atuou como consultora de roteiros para a produtora de cinema Gullane Filmes e coordenou o departamento de desenvolvimento de projetos da produtora O2 filmes. Orientou os roteiros de “O Jardineiro Fiel”, de Fernando Meirelles, “Xingu” e “O Ano em que meus Pais Saíram de Férias”, ambos de Cao Hamburguer. Trabalhou ao lado de outros grandes nomes do cinema brasileiro, como Laís Bodansky, Karim Aïnouz, Heitor Dhalia e Carlos Cortez.

Não faltava talento para Christiane Riera, menos ainda sensibilidade. Seus textos críticos eram como ela: íntegros, profundos, generosos. Passavam pelo filtro da doçura de seu olhar. Doçura e conhecimento, mistura rara que nos iluminava, como seu sorriso.

 

 

Acesse os verbetes de Christiane Riera e Gabriela Mellão na Teatropédia.

 

Veja outras homenagens:

O Epílogo de Christiane Riera

Christiane Riera por Lenise Pinheiro

Christiane Riera por Célia Forte

Christiane Riera por Lucianno Maza

Christiane Riera por Sérgio Roveri

Christiane Riera por Luiz Fernando Ramos

Christiane Riera por Roberto Alvim

Christiane Riera por Bel Kowarick

Christiane Riera por Ivam Cabral

Christiane Riera por Sílvia Lourenço

Christiane Riera por Marici Salomão

Sair da versão mobile