EN | ES

CCSP recebe inscrições para residência artística “CASULO” até dia 15 de maio

Publicado em: 08/05/2023 |

Pessoas atuando em uma peça de teatro

Residência Artística “CASULO”: CCSP recebe inscrições para projeto com 14 artistas. | Foto ilustrativa: “Fêmea”/Mutton Artista Visual/Divulgação

Até dia 15 de maio, o Centro Cultural São Paulo (CCSP), em parceria com o Instituto Brasileiro de Teatro (iBT), recebe inscrições para a Residência Artística gratuita “CASULO”, processo criativo de teatro para artistas que buscam se inserir na cena cultural paulistana.

O projeto promoverá a interação de 14 artistas selecionados pelo período de 3 meses. Unidos por uma temática, esses artistas receberão pequenas provocações de expoentes das várias áreas da criação teatral (direção, dramaturgia, iluminação, cenário, figurino, trilha sonora/direção musical, preparação corporal e produção) no sentido de experienciarem o que compete a cada função durante um processo criativo.

Aqueles artistas que tiverem interesse nessas funções além da atuação poderão se dispor a assumi-las de maneira orgânica. “CASULO” é um processo colaborativo onde esses artistas ora serão observados por seus provocadores, ora trabalharão sozinhos, estimulando assim sua autonomia criativa. O resultado é um espetáculo/experimento/abertura que ficará em cartaz no CCSP durante quatro semanas em outubro de 2023.

O processo criativo se debruçará sobre a palavra “estrangeiro”. A ideia de outro, de diferente, de desconhecido. O que não pertence a uma região, cidade, estado, classe, meio, grupo, família. Forasteiro, estranho.

As inscrições devem ser feitas aqui.

+ Tiche Vianna lança “Além da Commedia Dell’Arte” na unidade Roosevelt nessa quinta (11)

+ Premiada comédia “Andaime”, de Sergio Roveri, volta aos palcos depois de 15 anos

O projeto oferecerá metade das vagas (7) para artistas em situação de maior vulnerabilidade social. Será oferecido a essas pessoas o valor mensal de R$2.000 como ajuda de custo para deslocamento e alimentação no período do “CASULO”. Haverá presença mínima exigida de 75%.

Os artistas provocadores serão: Georgette Fadel e Nilceia Vicente (direção), Jhonny Salaberg (dramaturgia), Gabriele Souza (iluminação), Malka Julieta (trilha sonora e direção musical), Márcio Medina (cenário e figurino), Tainara Cerqueira (preparação corporal) e Gabs Ambròzia (produção).

Cronograma

Após as inscrições até 15 de maio, os selecionados serão divulgados a partir de 16 de junho. A residência artística será de 4 de julho a 28 de setembro. Os encontros acontecerão às terças, quartas e quintas, das 19h às 22h, de modo presencial. Depois, os ensaios gerais para o espetáculo acontecerão na primeira semana de outubro, com apresentações de 10 de outubro a 1 de novembro, às terças e quartas, no CCSP.

Requisitos

“CASULO” é destinado a artistas em início de trajetória, que acabaram de sair de suas formações e ainda não tiveram oportunidade de trabalho. Também para artistas que acabaram de chegar em São Paulo oriundos de outras cidades/estados e necessitam de um empurrãozinho para conseguirem se inserir na cena local.

Artistas em situação de maior vulnerabilidade social serão beneficiados com bolsa mensal de ajuda de custo. A vivência possui 14 vagas, sendo 7 delas para bolsistas. Se você, além de atuar, tem interesse/experiência nas áreas de direção, dramaturgia, iluminação, cenário, figurino, trilha sonora/direção musical, preparação corporal ou produção, recomendamos que aplique para essa vaga também. É necessário ser maior de 18 anos e possuir DRT (essa obrigatoriedade é devido ao fato dos artistas ficarem em cartaz ao final do processo). Importante estar disponível para as datas e horários dos encontros – 75% de presença exigida.




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS