Tiche Vianna lança “Além da Commedia Dell’Arte” na unidade Roosevelt nessa quinta (11)

Publicado em: 08/05/2023 |

Tiche Vianna lança "Além da Commedia Dell'Arte" pela Editora Perspectiva

Tiche Vianna lança “Além da Commedia Dell’Arte” pela Editora Perspectiva. | Foto: Divulgação

Acontece nessa quinta-feira (11), na unidade Roosevelt, da SP Escola de Teatro, o lançamento do livro “Além da Commedia Dell’Arte – A Aventura Em Um Barracão de Máscaras”, da atriz, diretora e pesquisadora Tiche Vianna. O evento começa às 19h e é aberto ao público.

Publicado pela Editora Perspectiva, o livro apresenta a trajetória de uma diretora e pesquisadora teatral que, durante quase 40 anos, investigou as máscaras ocidentais do teatro popular urbano, partindo do estudo da commedia dell’arte e suas tantas atualizações, na construção de um procedimento para a formação técnica e para a autonomia da criação de artistas da cena.

Trata-se, assim, da síntese de um material recolhido ao longo dos anos, de princípios e conceitos que regem a máscara teatral ocidental do ponto de vista pedagógico e como linguagem cênica.

Além do lançamento e venda do livro no dia 11, Tiche Vianna apresentará ao público presente uma aula-espetáculo, intitulada “Máscara: da neutralidade ao caráter, tudo é corpo e movimento”, ao lado de Miguel Rosa. Trata-se de uma exposição prática e teórica de alguns dos conceitos que traduzem a máscara como ferramenta pedagógica e linguagem cênica.

Sobre Tiche Vianna

É atriz, diretora e pesquisadora de teatro formada pela Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP). Diretora e cofundadora do Barracão Teatro, espaço de criação teatral de Campinas, pesquisa a linguagem das máscaras e da Commedia dell’Arte, com especialização pela Universidade de Bolonha, e pelo Atelier Firenze of Papier Mâché. É doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Cartaz de lançamento do livro "Além da Commedia Dell'Arte", de Tiche Vianna, da Editora Perspectiva.

Cartaz de lançamento do livro “Além da Commedia Dell’Arte”, de Tiche Vianna, da Editora Perspectiva. | Foto: SP Escola de Teatro/Divulgação

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo

Notícias | 28/ 03/ 2024