Bate-papo online com Óscar Silva: ‘Brasil, Portugal e o teatro’

Publicado em: 13/05/2014 |

“Brasil, Portugal e o teatro” será o tema do bate-papo online que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove nesta quinta-feira (15), das 16h às 17h, aqui no portal. O convidado desta edição é o ator, diretor e dramaturgo Óscar Silva.

Participar é muito simples: basta acessar www.spescoladeteatro.org.br na data e horário marcados.

Sobre o participante

Óscar Silva nasceu em Barreiro, Portugal, em 1 de junho de 1988. Licenciou-se em Teatro e Interpretação pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. Aos 17 anos, no grupo Ação Teatral Artimanha, estreou o espetáculo “Mundo boneco”, escrito, dirigido e interpretado por ele.

No período de 2006 a 2009, organizo e participo na Galeria-Bar O Sol Mói o Pai, em 71 sessões públicas de poesia performativa, desenvolvendo com os artistas Kim Prisu, António Xavier e Espinal Medula a estética da poesia “impensamental”.

É cofundador do coletivo de criação artística Sr. João, no qual trabalha permanentemente. Trata-se de um coletivo que trabalha maioritariamente em teatro desde 2009. Entre Portugal e Brasil, este coletivo trabalha para encurtar a distância entre criador e espectador a fim de interrogar o fazer teatral numa procura constante de novas propostas. A linguagem manifestada pelo Sr. João, embora teatral, nasce do cruzamento entre diversas disciplinas da arte contemporânea. A sua busca concretiza-se na criação de espetáculos singulares inacabados.

O Sr. João trabalha com uma dinâmica de criação coletiva em que os papeis dos integrantes se misturam a todo momento. A direção, a dramaturgia e a interpretação são sempre coletivas. A parceria com artistas de outras áreas é fundamental para o frescor criativo do coletivo. Regularmente, atuam com o Sr. João Kim Prisu (França/Portugal), Mauricio Paroni de Castro (Itália/Brasil), Elias Taño (Espanha), André Uerba (Alemanha/Portugal), entre outros.

Atualmente, está em cartaz com “__________ – um espetáculo absoluto”, na Companhia do Feijão.

Bate-papo online com Óscar Silva

Tema: “Brasil, Portugal e o teatro”

Quando: Quinta-feira (15/5), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br

Bate-Papo Online | 22/ 06/ 2017

Lucienne Guedes participa do Bate-Papo Online desta quinta (22)

Uncategorised | 21/ 03/ 2017

Chá e Cadernos | Cem ponto zero!

Uncategorised | 16/ 03/ 2017

Papo com Paroni | Memento Mori