1º Seminário de Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023 acontece de 2 a 7 de dezembro no YouTube da SP

Publicado em: 07/12/2021

Acontece a partir desta quinta-feira, 2, o 1º Seminário da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023, que será exibido através do canal do YouTube da SP Escola de Teatro. Os encontros fazem parte da programação especial que antecedem a Quadrienal, considerado o evento mais importante da cenografia mundial, realizado a cada 4 anos desde 1967 na capital da República Tcheca.

A Quadrienal de Praga, por J.C. Serroni

Para J. C. Serroni, cenógrafo, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP, idealizador da Mostra e participante ativo da Quadrienal, ela é “é o maior evento dessa natureza no mundo! Uma das mais importantes secções dentro do evento é a mostra dos estudantes. Para a versão de 2023 a equipe curatorial dessa secção, indo muito além de apenas apresentar trabalhos de estudantes na mostra, optou por uma participação formativa dos estudantes, e até a data promoverá uma série de seminários, palestras e oficinas, que certamente proporcionarão aos participantes uma compreensão mais ampla do evento. Eu estive pela primeira vez, entre muitas, na quadrienal em 1987 e posso dizer que o contato com esse evento mudou a minha vida como cenógrafo! Foi uma experiência única!”.

JC Serroni. Foto: Acervo SP Escola de Teatro

O 1º Seminário será dividido em 4 encontros: quinta-feira (2), sexta-feira (3), segunda-feira (6) e terça-feira (7), e cada um deles terá uma temática principal diferente, sempre com 3 importantes nomes da cenografia, figurino, cenotécnica ou direção de teatro, assim como os mediadores.

“O 1º Seminário da Mostra dos Estudantes é uma iniciativa fundamental que lança as bases de discussão para a construção coletiva da próxima mostra a ser realizada na Quadrienal de Praga em 2023. A ideia é que a Mostra seja desenvolvida a partir de um processo pedagógico e formativo, iniciado desde a formação do núcleo curatorial composto por 15 pessoas. Vale lembrar que o processo irá continuar e que a ideia é termos mais 3 seminários até o 1º semestre de 2023. Sobre o Quadrienal de Praga, posso dar o testemunho de minha participação como estudante nas edições de 2007 e 2011: Foram sempre processos que contribuíram muito para a minha formação pessoal e profissional no campo da cenografia, iluminação e técnicas de palco. “, comenta o cenográfo, figurinista e professor Marcello Girotti, Mestre pela ECA/USP e doutorando em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, que participa da mesa do dia 7.

Confira a programação:

Mesa: O conceito artístico da PQ 2023 – “Raro”

Dia 2 de dezembro – quinta-feira, das 19h às 21h
Palestrantes: Erika Schwarz, Rosane Muniz e Telumi Hellen. Mediador: Luis Fernando Lobo

Mesa: Tradição e Transgressão


– Dia 3 de dezembro – sexta-feira, das 19h às 21h
Palestrantes: Grace Passô, Iara Souza e André Cortez. Mediador: Marcelo Lazzaratto

Mesa: Mesa Tradição e Transgressão

Dia 6 de dezembro – segunda-feira, das 19h às 21h
Palestrantes: Rodolfo García Vázquez, Flávia Junqueira e Renato Bolelli. Mediador: Bruna Christofaro

Mesa: Homenagem a Tomás Santa Rosa 

7 de dezembro – terça-feira, das 19h às 21h
Palestrantes: Fernando Marés, Marcio Tadeu e José Dias. Mediador: Marcello Girotti




Relacionadas:

Notícias | 21/ 01/ 2022

Agenda Cultural : As melhores dicas para o seu fim de semana

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 01/ 2022

Estudantes de humor da SP mergulham em curiosa e divertida experiência cênica audiovisual; confira!

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 01/ 2022

No mês da visibilidade trans, Coletiva Profanas, com o apoio do Satyros, promove espetáculo de transdramaturgia na casa de cultura do Butantã

SAIBA MAIS