EN | ES

1º Encontro do Seminário da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga discute o ensino da cenografia nesta terça (21); confira!

Publicado em: 21/06/2022 |

Nesta terça-feira, 21, às 19h30, acontece a palestra Ensino da Cenografia e Áreas Correlatas, com Viviane Ramos, artista docente da SP Escola de Teatro, Fátima Lima e Fausto Viana, a mediação será por Fernando Marés. O evento faz parte do 2º Seminário da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023, que será transmitido pelo canal do YouTube da instituição.

Turma de iluminação da SP Escola de Teatro realiza experimento de design de luz

A ação consiste numa série de encontros que integram a programação e antecedem o evento mais importante da cenografia mundial, a Quadrienal de Praga, que é realizada a cada quatro anos na capital da República Tcheca desde 1967. Além desse, o 2º Seminário da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga de 2023 ainda promove mais dois encontros com as seguintes temáticas: Participação das Escolas nas Quadrienais e Raro na Relação com Tradição e Transgressão.

Inscreva-se no curso gratuito de extensão Teatro Musical: Estudo e Montagem de um Espetáculo Original

Confira mais sobre os convidados:

 

Viviane Ramos

Viviane Ramos é formada em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Iniciou na área de cenografia no Espaço Cenográfico, como aprendiz do cenógrafo J.C. Serroni, onde trabalhou por 10 anos. Foi coordenadora e assistente de pesquisa para o livro “Teatros: Uma Memória do Espaço Cênico no Brasil”, de J.C. Serroni. Participou duas vezes da Quadrienal de Cenografia, Indumentária e Arquitetura Cênica de Praga, como coordenadora de montagem da seção brasileira de figurinos, em 2003, e como orientadora na execução de adereços e figurinos no trabalho dos alunos na Scenofest, em 2007. É aderecista e também realiza trabalhos como diretora de arte.

Fausto Viana

Fausto Viana é pesquisador de trajes de cena e professor de cenografia e indumentária na Escola de Comunicações e Artes da USP. É doutor em artes e em museologia e fez pós-doutorado em conservação de trajes e em moda. É autor do livro O figurino teatral e as renovações cênicas do século XX. É um dos organizadores dos livros Diário dos pesquisadores: traje de cena e Traje de cena, traje de folguedo, além de outros.

Fátima Lima

Fátima Lima é graduada em Artes Plásticas (FAAP), Especialista em Teatro (CEART-UDESC), Mestre em Educação e Cultura (FAED-UDESC) e Doutora em História Cultural (PPG em História do CFH/UFSC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Teatro e atual Chefe do Departamento de Artes Cênicas do CEART-UDESC. Pesquisadora do REAL – Red de Estudios de Artes Escénicas Latinoamericanas. Atuação artística: atriz, carnavalesca, cenógrafa, figurinista e diretora teatral. Pesquisa teatro e carnaval, com referencial teórico na teoria crítica de Walter Benjamin, no encantamento como política de vida e na pedagogia das encruzilhadas (Nei Lopes, Luiz Antônio Simas, Luiz Rufino e outro). Temas de pesquisa: espaço, imagem e alegoria em teatro político, teatro negro, movimentos sociais e carnaval.




Relacionadas:

Notícias | 28/ 03/ 2024

Sucesso de crítica e público, A Idade da Peste emprega sua abordagem contundente contra o racismo 

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Fernando Vilela dirige montagem de Bash, do estadunidense Neil LaBute, que estreia no dia 13 de abril no Espaço Elevador

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 03/ 2024

Festival de Curitiba tem 300 atrações e espera 200 mil pessoas na 32ª edição

SAIBA MAIS