100 anos da Semana de 22: Ode ao Burguês, de Mário de Andrade

Publicado em: 11/02/2022 |

Da literatura que foi apresentada durante a Semana de Arte Moderna de 1922, a leitura do poema Ode ao burguês, de Mário de Andrade, foi uma das mais emblemáticas. Talvez pelo seu tom afrontoso e destemido, ela ecoa até os dias atuais:

“Eu insulto o burguês!
O burguês níquel,
O burguês-burguês
A digestão bem-feita de São Paulo! (…)”

O poema reúne em si um conjunto importante de características predominantes na primeira fase do modernismo brasileiro. Formalmente, observamos versos livres, estrofes heterogêneas e uma linguagem coloquial e agressiva que carrega e ilustra o anseio da vanguarda de destruir as muitas convenções burguesas. Apesar de nomeada uma ode, o texto revela que a obra é na verdade o oposto disso, ou seja, uma antiode. No entanto, a escolha do autor pelo título ‘Ode ao burguês’ é uma maneira que ele adota de ressaltar o tom irônico do poema. Nesse contexto, é tematizada a caracterização do burguês a partir uma constante ridicularização do tipo.

Confira filmes indicados ao Oscar 2022 que são adaptações de peças teatrais!

Ode ao burguês foi publicado em 1922, mesmo ano em que chocou a plateia na famosa Semana Modernista, e faz parte da coletânea de poemas do livro Paulicéia Desvairada (1922). Segundo estudiosos, Pauliceia Desvairada faz um retrato social e crítico da cidade urbana paulista, dentro dele é possível notar muitas influências das vanguardas europeias como o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo, o Futurismo e o Cubismo. Uma delas é a escolha linguística, que preconiza elipses e quebras sintáticas, as quais fazem uma alusão ao ambiente moderno citadino.

Como é sabido, Mário deu início em sua trajetória na arte por meio da música, no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde concluiu o curso de piano em 1917 e atuou como professor de história da música e da estética. Por isso, um traço interessante e singular, que também podemos observar no decorrer dos versos que compõem o livro, é a tentativa do autor de aproximar poesia da teoria musical.

TBT: Relembre a passagem do renomado dramaturgo espanhol Fernando Arrabal na SP!

O escritor foi um dos organizadores desse momento chave do modernismo, do qual celebramos o centenário. Na data, também foram de grande destaque suas palestras: sobre o abrasileiramento da língua portuguesa, que mais tarde foi publicada com o título A Escrava que Não É Isaura; e sobre a música folclórica nacional. Além de também serem memoráveis suas leituras do Prefácio Interessantíssimo, que posteriormente veio a ser o prefácio de Paulicéia Desvairada.

Fundação cultural de Jacareí, à 83 km de São Paulo, oferece até 8 mil reais para projetos de Artes Cênicas

Outras obras importantes do autor foram Clã do Jabuti (1927); Amar, Verbo Intransitivo (1927), e os livros póstumos Contos Novos (1947) e Lira Paulistana (1943). Mário de Andrade fez muito pela cultura nacional: Com o seu olhar crítico e observador, ele ajudou a lançar as bases da música popular brasileira a partir da sistematização dos estudos sobre ela. Além disso, grande parte de sua vida foi dedicada a estudar a identidade nacional, e pensar maneiras de estabelecer e recuperar uma arte verdadeiramente brasileira.

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia