EN | ES

Confira filmes indicados ao Oscar 2022 que são adaptações de peças teatrais!

Publicado em: 11/02/2022 |

Amor, Sublime, Amor. Foto: Divulgação

O Oscar, a mais importante premiação do cinema em Hollywood, apresentou na manhã da última terça-feira, 8, a lista de indicados da 94ª edição.

O interessante é que muitas dessas obras são adaptações de peças teatrais. Uma das mais famosas é Amor, Sublime Amor (West Side Story). o filme é uma adaptação do musical de Jerome Robbins, com músicas de Leonard Bernstein e letras de Stephen Sondheim.

Já é tradição dramaturgias serem adaptadas para as telonas, e em sua maioria, os resultados são ótimos, originando filmes bem-sucedidos, tanto para a crítica como para o público. Além do musical, A Tragédia de Macbeth, Tick Tick Boom! e Cyrano são os outros filmes indicados à premiação que originalmente são peças de teatro.

Confira aqui no site da SP mais detalhes destes longas que buscaram inspiração no mundo teatral:

Amor, Sublime Amor

Concorrendo as categorias de Melhor Filme, Melhor Direção com Spielberg, Melhor Atriz Coadjuvante com DeBose, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção e Melhor Som; Amor Sublime, Amor gira em torno da rivalidade entre as gangues Jets e Sharks, e um amor improvável que surge entre os integrantes de ambas. O filme é uma adaptação do musical West Side Story, de Jerome Robbins, com músicas de Leonard Bernstein e letras de Stephen Sondheim, que possui inspiração no clássico de Shakespeare Romeu e Julieta.

 

A tragédia de Macbeth

Indicado nas categorias de ator, fotografia e design de produção, A tragédia de Macbeth, dirigido e escrito por Joel Coen, é uma releitura do clássico renomado de Shakespeare ‘Macbeth’. Estrelado por Denzel Washington e Frances McDormand, o filme revisita a histórica narrativa que é repleta de traição, poder, loucura, ambição e paranoia.

 

Tick Tick…Boom!

Concorrendo na categoria de melhor ator pela representação do protagonista Andrew Garfield, Tick Tick…Boom é uma adaptação do musical autobiográfico  de mesmo nome criado por Jonathan Larson. A narrativa aborda os dilemas do artista que, em busca de seu sonho, se questiona sobre o que fazemos com nosso tempo na Terra. O compositor faleceu aos 35 anos de idade, em 1996, antes de ver sua grande obra estrear na Broadway.

Cyrano

Concorrendo na categoria de melhor figurino temos Cyrano! Dirigido por Joe Wright, o filme é uma releitura do musical adaptado e dirigido por Erica Schmidt, a partir da obra Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, com música original de Aaron & Bryce Dessner e letras de Matt Berninger & Carin Besser. Na obra cinematográfica estrelam Peter Dinklaged, Haley Bennett e Kelvin Harrison Jr.

 

BÔNUS:

Drive my car

Indicado nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção e Melhor Filme, a obra foi escrita e dirigida por Hiroshi Teshigahara. Apesar de não ter sido adaptada de uma peça de teatro e sim do conto de Haruki Murakami, da coletânea Onna no inai otokotachi (2014, Os Homens Sem Mulheres), o longa possui uma estreita relação com a temática. A narrativa conta a história de Yusuke Kafuku, um ator e diretor de teatro que sente a perda de sua esposa. Durante a produção da peça Tio Vânia em Hiroshima, ele se envolve com Misaki, uma tímida jovem que trabalha como sua motorista particular.




Relacionadas:

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 04/ 2024

Confira como foi o curso de extensão “Dissociação e presença cênica com bambolê”

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

SAIBA MAIS