Espetáculo feminista ‘Silêncio Prenhe das Palavras’ estreia na SP Escola Digital

Publicado em: 23/04/2021 |

Composto por um incrível time de artistas egressos da SP Escola de Teatro, o espetáculo Silêncio Prenhe das Palavras, da Cia Solitária de Teatro, é a estreia do mês de abril na SP Escola Digital.

A peça aborda as múltiplas faces do feminismo sob o olhar da mulher como sujeito nos espaços simbólicos, políticos e sexual. As apresentações acontecerão às segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, com sessão duplas às segundas e sextas (17 e 20h) e quartas às 20h. Adquira seu ingresso aqui.

Com direção de Lindolfo Nascimento e atuação de Mariana Rezende, ambos formados na SP, o espetáculo tem como fio condutor o impacto entre a descoberta de outros arquétipos femininos, como Oxum pertencente às religiões africanas, e a culpa moral na criação das mulheres.

Estudante de atuação da SP homenageia Teresa Cristina em espetáculo musical

Mariana relata as mudanças da primeira temporada para a segunda e como o período de distanciamento social devido à pandemia de covid-19 impactou na forma de trabalhar e na criação coletiva. Ela ainda entregou em primeira mão que a dramaturgia foi aperfeiçoada e uma nova cena foi criada durante esse processo de releitura do texto.
“A 2ª temporada do espetáculo ‘Silêncio Prenhe de Palavras’ é algo que desejamos desde o final de 2019 (em maio deste mesmo ano tivemos nossa estreia na SP Escola de Teatro). Em 2020, continuamos com a vontade de voltar com a peça, inclusive estávamos ensaiando para isso. Porém, a pandemia nos pegou de surpresa. Transformamos nossos ensaios presenciais em reuniões de videochamadas e aproveitamos para trabalhar em cima da dramaturgia, e assim foi criada uma cena inédita para peça, que transformou o final da mesma. ”

Com a performatividade aliada ao minimalismo cénico, o trabalho propõe que o vídeo não seja apenas um registro, mas uma experiência audiovisual explorando o lugar hibrido entre teatro e vídeo, ressaltando essa “redescoberta” da câmera nesse momento de teatro digital.

Morre o coreógrafo e bailarino Ismael Ivo, aos 66 anos

Em cena, o estado de mutação é foco: da vida e do teatro e como o nascimento e a morte estão intimamente ligados. Essa relação é mostrada através do percurso da câmera acompanhando o jogo da atriz em cena, com marcações audiovisuais, dando a sensação para o público que o jogo cênico seja uma live.

“Fazer teatro digital está sendo desafiador e ao mesmo tempo um grande aprendizado para todes da Cia. Estamos encarando a câmera como uma jogadora da peça também, ela não ficou fixa durante as gravações, ela explorou o palco junto com os movimentos da atriz, trazendo diferentes pontos de vista”, detalha Mariana.

A atriz celebra o fato do espetáculo ter sido contemplado pelo edital 36/2020 PROAC Expresso Lab – Governo do Estado de São Paulo Lei Aldir Blanc do Governo Federal e destaca a importância da SP Escola de Teatro na formação cultural do grupo e do acolhimento de novos artistas, fomentando e apoiando esses jovens talentos.
“No final do ano passado tivemos a boa surpresa de termos sido contemplados pelo Proac Expresso Lab (nº 36/2020), da Lei Aldir Blanc. É muito bom voltar à escola como residentes, ainda mais depois de termos ganho um edital. Isso mostra o quanto a SP Escola de Teatro tem um papel importante na formação de artistas da cidade de São Paulo. Através da educação e também da política de receber ex-aprendizes com seus projetos teatrais. “

Silêncio Prenha das Palavras
Direção: Lindolfo Nascimento
Dias: 12,14,16, 19 e 23 de abril. Segundas e sextas às 17 e 20h, quarta ás 20h.
Ingressos gratuitos, mas quem quiser colaborar com os artistas pode adquirir por R$ 10
Duração: Aproximadamente 40 min
Plataforma Sympla da SP Escola de Teatro
www.sympla.com.br/spescoladeteatrodigital