Cursos de Extensão da SP Escola de Teatro chegam à marca de 2,5 mil inscrições em 2018

Publicado em: 11/12/2018

Curso de extensão ‘Dança Vertical’, orientado pela Cia. Base. Foto: Bruno Galvincio/SP Escola de Teatro

Os cursos de extensão são uma das portas de entrada da SP Escola de Teatro para o público que deseja enriquecer seus conhecimentos ou ter a primeira experiência com as artes do palco. A cada ano, a instituição, ligada à Secretaria da Cultura do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), oferece cursos gratuitos e de curta duração que abordam de conteúdos teóricos a exercícios práticos, com profissionais de diversas linguagens e áreas. Em 2018, foram 22 cursos, com cerca de 2.500 inscrições, número que supera as 2.282 inscrições de 2017.

Além do crescimento de alcance, neste ano o departamento também realizou cursos orientados por professores estrangeiros e parcerias com importantes equipamentos culturais da cidade de São Paulo e do interior do Estado. “Nossa preocupação foi atender às vontades e demandas do público, oferecendo cursos que dialogam com a comunidade”, diz Lúcia Camargo, coordenadora da Extensão Cultural. Entre os exemplos, ela cita os cursos de Autocad e de Design de Games.

>> Mais de 75% dos formados na SP Escola de Teatro estão empregados, indica pesquisa

Dando continuidade às atividades iniciadas em 2017, a Extensão ofereceu, em parceria com a prefeitura municipal de Jundiaí, sete cursos na cidade que buscaram atender à demanda local da cidade. Os cursos realizados abordaram Atuação, Iluminação, Sonoplastia, Cenografia e Figurino, Direção e Dramaturgia.

A parceria com o Acadêmicos do Baixo Augusta, que ano passado inaugurou sua sede vizinha à SP Escola de Teatro, também continuou dando bons frutos, como o curso de drag queen “Sendo Poderosa”, realizado em janeiro na Casa do Baixo Augusta. Ao todo, foram seis cursos oferecidos por meio da parceria entre as instituições.

Por meio de parcerias internacionais, o departamento trouxe professores de Cuba, Finlândia, Suíça e Suécia para ministrar cursos de curta duração na Escola. Entre eles, a oficina criativa aplicada ao teatro, orientada pelo cubano Reinaldo Montero em outubro, e o curso básico de voz conduzido por Matthias Walter, da Universidade das Artes de Zurique (Suíça).

>> SP Escola de Teatro bate recorde de intercâmbio internacional em 2018

Entre os destaques do ano na Extensão Cultural estão os cursos “Criação e desenvolvimento de canais no Youtube”, realizado entre julho e agosto, e “Cinema da Boca por quem fez a Boca”, orientado pela atriz Nicole Puzzi e pelo cineasta Diogo Gomes dos Santos. E também “Literatura & Teatro: Forma e Conteúdo”, ministrado por Maurício Paroni a professores da rede pública de ensino de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Além disso, como atividade paralela, foram oferecidos nove workshops, como o de criação e produção de figurinos com materiais reciclados e o de iniciação ao teatro para pessoas idosas, que deve realizar um novo módulo em 2019.




Relacionadas:

Notícias | 20/ 12/ 2018

SP Escola de Teatro divulga aprovados para ingresso no 1º semestre de 2019; confira

SAIBA MAIS

Notícias | 20/ 12/ 2018

Durante as férias, SP Escola de Teatro funciona em horário especial; saiba detalhes

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 12/ 2018

Professora da USP escreve sobre experimentos cênicos do segundo semestre

SAIBA MAIS

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign