Zeferina, estudante da SP Escola de Teatro, lança o disco Preta Dourada no Sesc Vila Mariana

Publicado em: 18/07/2023 | por: Beatriz Ennes

Fotografia colorida da estudante ZEFERINA

Zeferina, estudante de Atuação da SP Escola de Teatro, lança o disco Preta Dourada no Sesc Vila Mariana | Foto: Dani Souza

No dia 20 de julho, às 20h, a multiartista paulistana Zeferina, estudante de Atuação da SP Escola de Teatro, faz o show de lançamento de seu disco novo “Preta Dourada” no auditório do Sesc Vila Mariana.

Celebrando o Julho das Pretas, a cantora convida a rapper Stefanie e a slammer Angel Aguiar para evocar as deusas ancestrais e ser um abre alas do primeiro disco de sua carreira.

Zeferina também estará acompanhada no palco por Caio Zan, além de instrumentista, assina a direção musical do show; a percussionista Valentina Facury; as bailarinas Jhey Oliver (coreógrafa) e Babi Querino. Em primeira mão, a artista irá antecipar ao público a faixa bônus, “Ai Delícia”, ao vivo (que estará disponível nas plataformas digitais somente em Outubro) produzida por Melo.T (produtor e DJ internacional).

O álbum explora o afrofunk, sendo uma mistura de funk com macumbaria para as pistas e carregando as sonoridades dançantes da periferia com o Hip Hop, Rap, Trap, Jazz, R&B, Brega, Samba e Pagodão. Ecoa como um chamado às deusas ancestrais evocando elementos e signos da religiosidade afro-brasileira para entoar seus cânticos de batalha e alimentar sua luta na ancestralidade.

Empoderada, avó e mãe, a artista faz essa celebração mulherista, expressando através da música as urgências cotidianas, dando ênfase à diversidade feminina preta LGBTQIAPN+, em um diálogo livre e amplo, entre o sagrado e o profano, abordando temas como afeto, militância e fé.

O álbum já está disponível nas plataformas digitais e conta com a produção musical de Basemcbeat e distribuição do selo Colmeia 22 via Altafonte.

Sobre Zeferina
Nasceu em São Paulo, terra de Exu, banhada na beleza, na fertilidade e na sensibilidade que herdou de Oxum. Dona de si, cria da periferia, onde o berço de ouro é construído pela luta e na fé. Preta curandeira, cantadeira, feiticeira da palavra, arte-educadora, atriz, produtora musical, avó e mãe solo livreGBT, que resiste e vive do seu corre na cena cultural. Exaltando o afro e afrontando em suas personas, elevando o poder do que lhe é sagrado e profano, dialogando entre o ancestral e o futuro. “Preta Dourada” (que dá nome ao seu primeiro disco) é sua face de empoderamento, que chega afiada nos versos, cheia de dendê, pra abalar as estruturas do sistema no conceito Afrofunk como gênero musical. Dando continuidade a nova fase de sua carreira, que iniciou em 2006 nos saraus de “Literatura Marginal” e rodas de samba (seus primeiros palcos), Zeferina vem ocupando um espaço especial no afrofuturismo brasileiro ao lado de grandes artistas da música nacional e internacional como Tassia Reis, Doralyce, Lenna Bahule, Thiago El Nino, Zudzilla, François Muleka, Smartsong. Em suas escrevivências poéticas, lançou o livro ‘Rio Vermelho’ em 2022 valorizando a literatura feminina dos extremos para o mundo.

+ Mesa de discussão “Mulher Negra Latino-Americana” acontece dia 25/07 na sede Roosevelt

Sobre o curso de Atuação

O curso está voltado à formação de atores com ênfase no domínio e consciência da cena para que esse artista tanto dialogue com as orientações gerais da encenação, definidas pelo diretor e toda a equipe, como possa assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento de seu processo criativo de forma independente em suas pesquisas e opções estéticas. O curso pretende estimular a consciência da função social do artista, a capacitação de seu corpo e voz para expressão bem como para a sensibilidade crítica do ator para o mundo contemporâneo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

Sesc Vila Mariana – Auditório
Dia 20/07
Ingressos: compra online ou nas unidades Sesc
R$ 30,00 inteira