youPix Festival e SP Dramaturgias

Publicado em: 02/07/2012 |

Dois eventos agitam a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco amanhã (3): a participação da Instituição no youPix Festival e mais uma edição do SP Dramaturgias.

O encontro de pessoas e pixels, chamado youPix Festival, tem início nesta terça-feira (3) e é voltado para a chamada cultura de Internet, reunindo toda a galera que entende do assunto. Em sua 11ª edição, a feira vai até a quinta-feira (5), no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

O youPix tem co-curadoria do blog Catraca Livre, que apresenta alternativas para uma cidade mais aberta e compartilhada, aplicativos para utilizar nas próximas eleições e de economia criativa. Além disso, o blog promoverá palestras em cinco palcos, atividades simultâneas, concursos e uma intervenção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Em parceria com o Catraca, a Escola preparou uma ação do projeto São Paulo com Arte, do Programa Kairós. A performance acontecerá nesta terça-feira (3), das 21h às 22h.

Na mesa “A Cidade É um Palco Aberto” os aprendizes do Programa Kairós vão tratar do assunto sustentabilidade, em uma intervenção artística. Orientada pelo ator Roberto Audio, a ação vai refletir sobre a rapidez em que o mundo está inserido e como isso interfere nas relações humanas.

SP Dramaturgias – 3ª edição
Ainda nesta terça-feira, às 19h30, na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, mais uma edição do projeto SP Dramaturgias, que promove a leitura dramática de textos inéditos. Desta vez, será lida a obra “Estige”, de autoria do aprendiz do curso de Dramaturgia Lucas Igessias, com Alexandre Guaraci e Thaís Oliveira (aprendizes de Atuação), Asnésio Bosnic (aprendiz de Humor) e Rodrigo Papa (aprendiz de Sonoplastia).

Primeira noite do SP Dramaturgias (Foto: Maurício Cuca)

De acordo com o próprio autor, a sinopse é a seguinte: “Algo acontece na margem do rio dos mortos. No Estige, onde o Deus Caronte impera soberano, a figura feminina de Macária dá voz a suas existências incertas, de contornos nebulosos. Sem saber se está viva ou morta, acordada ou dormindo, sem saber quem é, se é, e de onde veio, Macária encontra-se com o barqueiro na busca de suas próprias razões de ser e estar. Há um processo de morte que ocorre, ou que já ocorreu, acontecendo agora, bem diante de nossos olhos. É uma fábula lírica, que busca resgatar os mitos de morte do ocidente, transpassando seus aspectos soturnos de forma poética, delicada e sutil”.

O SP Dramaturgias recebe textos inéditos, que podem ser assinados por aprendizes da Escola ou por outros dramaturgos. Os critérios para seleção são trabalhos inéditos, em diálogo com a contemporaneidade. Os interessados em enviar seus textos para o projeto, podem fazê-lo pelo e-mail: [email protected]. A entrada para o evento é gratuita.

youPix Festival A Cidade é um Palco Aberto

Quando: Dia 3 de julho, das 21h às 22h

Onde: Bienal, Parque do Ibirapuera

Av. Pedro Álvares Cabral – Moema