Você sabe o significado do termo Burlesco?

Publicado em: 20/01/2021

Termo que surgiu na Itália no século XVII para referir-se a obras literárias, teatrais e musicais de cunho paródico, com o objetivo de satirizar os costumes da época. A palavra origina-se de “burla”, um termo italiano que significa piada, ridículo ou gozação. 

O estilo burlesco, que de acordo com alguns especialistas descende da Commédia dell’art, está associado ao teatgypsyro de variedades e teve fortes influências do cabaretmusic hall e vaudeville. 

Apesar de ter surgido no país do sul da Europa, o estilo se popularizou pelo mundo no século XIX e se tornou a especialidade de grandes teatros, como o Real Strand Theatre em Londres. 

Atualmente, essa arte também é chamada de neoburlesque, devido as performances mais curtas que as tradicionais, e por apresentarem um caráter político mais incisivo em seus números. 

Entre os nomes mais importantes do burlesco, podemos citar; Lydia Thompson, Gypsy Rose Lee, Dita Von Teese, Elvira Viola, Michelle L’AmourDelirious FenixSweetie Bird, Fascinatrix, entre outros.




Relacionadas:

Notícias | 21/ 01/ 2022

Agenda Cultural : As melhores dicas para o seu fim de semana

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 01/ 2022

Estudantes de humor da SP mergulham em curiosa e divertida experiência cênica audiovisual; confira!

SAIBA MAIS

Notícias | 21/ 01/ 2022

No mês da visibilidade trans, Coletiva Profanas, com o apoio do Satyros, promove espetáculo de transdramaturgia na casa de cultura do Butantã

SAIBA MAIS