SP Escola de Teatro

Você sabe o significado do termo Burlesco?

Termo que surgiu na Itália no século XVII para referir-se a obras literárias, teatrais e musicais de cunho paródico, com o objetivo de satirizar os costumes da época. A palavra origina-se de “burla”, um termo italiano que significa piada, ridículo ou gozação. 

O estilo burlesco, que de acordo com alguns especialistas descende da Commédia dell’art, está associado ao teatgypsyro de variedades e teve fortes influências do cabaretmusic hall e vaudeville. 

Apesar de ter surgido no país do sul da Europa, o estilo se popularizou pelo mundo no século XIX e se tornou a especialidade de grandes teatros, como o Real Strand Theatre em Londres. 

Atualmente, essa arte também é chamada de neoburlesque, devido as performances mais curtas que as tradicionais, e por apresentarem um caráter político mais incisivo em seus números. 

Entre os nomes mais importantes do burlesco, podemos citar; Lydia Thompson, Gypsy Rose Lee, Dita Von Teese, Elvira Viola, Michelle L’AmourDelirious FenixSweetie Bird, Fascinatrix, entre outros.

Sair da versão mobile