Versão brasileira de ‘Mabou Mines Dollhouse’ está em cartaz

Publicado em: 30/03/2015 |

Montada pela primeira vez em Nova Iorque, em 2003, “Mabou Mines Dollhouse” foi sucesso de público e crítica. Encenada em mais de 32 países depois disso, a obra trágica norueguesa do final do século XIX, de autoria de Henrik Ibsen, chega ao Brasil traduzida como “A Fantástica Casa de Bonecas” e está no palco do Teatro das Artes desde o último dia 20, com direção de Clarisse Abujamra e temporada marcada até 31 de maio.

A peça representa nos palcos as atitudes hipócritas e as convenções sociais vigentes na época em que foi escrita, no ano de1897. A mulher deste período não é mais submissa as suas paixões, não tem os mesmos elos de dependência com o sexo masculino, tão comuns em suas antecessoras.

(Foto: Divulgação)

O espetáculo apresenta Nora que, cansada de agir como uma fanática que aceita tudo que lhe é imposto com os olhos fechados, sente que deve partir em busca de sua independência, dos seus desejos concretos, de sua identidade desconhecida. Ela não quer mais ser modelada e manipulada como um fantoche, nem protegida como se fosse de cristal. Resta a ela aprender com a vida a cultivar a si mesma.

Fora a já citada direção Clarice Abujamra, a peça trás na ficha técnica os cenários de J. C. Serroni – coordenador do curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, figurino de Fabio Namatame, iluminação assinada por Maneco Quinderé e trilha sonora de André Abujamra.

“A Fantástica Casa de Bonecas”
Quando: até 31 de maio, sextas e sábados, às 21h30, e domingos, às 19h
Onde: Shopping Eldorado – Teatro das Artes
Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros