Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.
EN | ES

Vemelho: Mais um Ciclo de Estudo

Publicado em: 21/11/2011

Verde, Amarelo, Azul e Vermelho são os nomes dados aos Módulos da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Cada semestre possui uma temática diferente para que os aprendizes pesquisem, estudem e se aprofundem nos respectivos assuntos. No final de cada Módulo, eles apresentam os processos de trabalhos.

 

O Módulo Vermelho é o último semestre de estudo para muitos aprendizes. A primeira turma a se formar, agora, em dezembro de 2011, tem como missão apresentar uma proposta cênica inédita e de tema livre. A partir de um Edital, a Escola viabilizou 15 projetos, “oferecendo a estrutura física e a quantia necessária para financiar os gastos”, diz Joaquim Gama, coordenador pedagógico da Instituição.

 

As apredizes Nani Preta, de Técnicas de Palco, e Maressa Galvão, de Humor, adiantando os adereços da apresentação (Foto: Felipe Del)

 

Gama comenta, ainda, a expectativa, do ponto de vista pedagógico, para as apresentações, já que, para a maioria dos aprendizes, elas encerram um ciclo de dois anos de estudos. “Este é o momento em que eles têm a oportunidade de estruturar todo um trabalho. A expectativa é que eles saiam daqui com uma boa perspectiva do ‘teatro de grupo’ e com uma extensa bagagem de como gerenciar um espetáculo.”

 

O diretor executivo da Instituição, Ivam Cabral, também deixa sua impressão sobre o Experimento. “Acredito que este é um desafio valioso que será enriquecedor aos aprendizes e, claro, aos coordenadores, formadores e artistas residentes da Escola”, observa.

 

Os grupos puderam eleger até dois artistas externos para orientá-los em seus projetos. Após as escolhas, a própria Instituição se encarregou de estabelecer contato com os profissionais e convidá-los para ajudar nessa empreitada.

 

Esta fase de pesquisas, ensaios e experimentações é encarada, ainda, como a grande responsável pela boa formação e desempenho profissional dos aprendizes, segundo Gama. “Não só este, como todos os Experimentos, fornecem o conhecimento necessário sobre os modos de produção teatral.” Além disso, o coordenador pedagógico explica que a prática favorece a reflexão sobre o papel do teatro e suas relações com o mundo.

 

 

Para conferir os exercícios cênicos produzidos pelos aprendizes do Módulo Vermelho, clique aqui e veja os dias, horários e locais das apresentações, que serão realizadas nesta semana.

 

 

Texto: Jéssika Lopes

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 12/ 2021

16 de dezembro é dia do Teatro Amador: Conheça mais sobre essa importante prática cultural brasileira!

SAIBA MAIS

Uncategorised | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Uncategorised | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS