Veja como foi a conversa com Giselda Perê e Evandro Nunes com os estudantes na unidade Roosevelt

Publicado em: 15/09/2023 | por: Ethieny Karen

Nos dias 30 e 31 de agosto, ocorreram as aulas com as linhas de estudo sonoplastia, atuação e direção de “Mitologias e imaginários contidos na cultura tradicional afro-brasileira” com Gisele Perê e “Trajetória do Teatro Negro e Atitude” com Evandro Nunes, que dialogam com o tema desse semestre “Mitologias brasileiras e seus enredos encantados”.

Durante a aula, a mestra em arte e educação pela Unesp, Giselda Perê abordou sobre a importância da mitologia para a identidade nacional brasileira. “Você nutre o seu imaginário compreendendo que ele é diverso, que ele tem uma origem e que essa mitologia é a identidade de um povo. [A mitologia] perpassa aspectos culturais, religiosos, ou seja, é a identidade cultural de um coletivo”, pontua.

Fotografia Colorida da Palestra com Giselda Perê para a turma de Sonoplastia e de Atuação na Unidade Roosevelt

Palestra com Giselda Perê para a turma de Sonoplastia e de Atuação na Unidade Roosevelt. (31/08/2023). | Foto: Ana de Castro/ADAAP

O doutor em educação e pesquisador em teatro negro, Evandro Nunes, dividiu com os alunos sua trajetória no Teatro Negro e Atitude (TNA) e ressaltou a importância de se estudar a estética e a poética negra para uma construção da cena. “Quando se propõe trazer outros olhares para as construções cênicas, principalmente, os de matrizes indígena e negra, trazemos para o centro da roda olhares que foram pilares para a construção da cultura nacional,” ressalta.

Além da conversa e das experimentações de som e direção teatral, Evandro Nunes também apresentou o seu livro “O Teatro Negro e Atitude no Tempo – O Tempo no Teatro Negro e Atitude”, que conta sobre o surgimento do Teatro Negro e Atitude, e sua importância no cenário das teatralidades negras e desmistificando a existência do teatro apenas a partir da Grécia, trazendo novos olhares impulsionados por Abdias Nascimento.

Confira fotos do encontro nas fotos de Ana de Castro:

+ 4ª edição do Prêmio Solano Trindade seleciona 3 peças inéditas de jovens dramaturgos negros

+ Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam novo espetáculo no Espaço Parlapatões

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024