Estudantes da SP Escola de Teatro apresentam novo espetáculo no Espaço Parlapatões

Publicado em: 05/09/2023 | por: Guilherme Dearo

Cena de "O Último Baile", peça de estudantes da SP Escola de Teatro no Espaço Parlapatões, com apresentações em setembro de 2023.

Cena de “O Último Baile”, peça de estudantes da SP Escola de Teatro no Espaço Parlapatões, com apresentações em setembro de 2023. | Foto: Divulgação/Beatriz Borges

Estreia nessa sexta-feira, 8, no Espaço Parlapatões em São Paulo, o espetáculo “O Último Baile”, criado por estudantes da SP Escola de Teatro.

A peça foi concebida como experimento de fim de semestre na Escola. Após apresentações para a conclusão do módulo azul, os estudantes foram convidados por Hugo Possolo, coordenador do curso de Atuação e um do fundadores do Parlapatões, para apresentarem o espetáculo no espaço localizado na Praça Roosevelt.

Dentro e fora da Escola, os alunos encontraram indutores para o processo, como o baile funk e os símbolos sacrossantos, além de emergirem em partituras corporais e expansão dos símbolos. Para o trabalho, os alunos estão com uma campanha colaborativa no Catarse, para custear a manutenção e criação de figurino, cenário, iluminação e produção em geral. Há recompensa para os colaboradores.

“O Último Baile”

É um baile. É um rito. É uma celebração. Como manifestações culturais vindas de corpos dissidentes se sacralizam? Como olhar para as cicatrizes destes corpos e no passado enxergar futuro para celebrar? Para entender o amanhã é preciso entender primeiro quem se é e de onde se vem. É preciso permitir se acolher e se afetar. O afeto guia. Através da apropriação e desvirtuação de símbolos sacrossantos e do questionamento do que é afeto ‘O Último Baile’ vai surgir e com ele a luz da utopia.

Direção: Gabriel Duarte
Dramaturgia: Augusto Nicoletti e Valéria Lima
Elenco: Beatriz Oliveira, Caio Silva (Piricaio), OdáSilva, Victor Salomão e Willian Lansten
Sonoplastia: João Gabriel Jardim e João Pedro Feijó