EN | ES

Variedade de temas marca segundo abertura de experimentos do Módulo Amarelo

Publicado em: 01/11/2016 |

 

 
Desde o fim do último semestre, os aprendizes da SP Escola de Teatro já sabiam que, na segunda metade do ano, trabalhariam com o tema da “philia”. Amplo e abrangente, o assunto — que pode ser definido como uma relação de amizade — é um desafio de criação para nossos estudantes.
 
Os desdobramentos do desafio puderam ser vistos no último sábado, quando os aprendizes do Módulo Amarelo, que tem como eixo a narratividade, mostraram seus trabalhos em estágio intermediário. 
 
Para a coordenadora do Curso Regular de Dramaturgia, Marici Salomão, os aprendizes já disseram a que vieram. “Houve um ganho muito grande com a força dos temas trabalhados”, diz. “A ‘philia’ trouxe questões da nossa coletividade contemporânea, como a pixação e o linchamento, mas também foram retratados problemas de ordem política e social. Os núcleos se apropriaram muito bem desses temas.”
 
Uma importante razão apontada por Marici para justificar esta multiplicidade de temas é a percepção de que a complexidade de uma narrativa exige um trabalho intenso de criação de todas as áreas abarcadas pela SP Escola de Teatro. “Uma cena realmente narrativa depende de um trabalho forte de luz, de sonoplastia, de cenografia, figurino..”, comenta.
 
 
Formador do Curso Regular de Iluminação, Francisco Turbiani também nota a amplitude do tema da “philia”. “É um campo muito vasto. Os aprendizes acabam fazendo um recorte desse campo para chegar a um tema mais específico, a algo mais concreto”, explica, destacando temas como a periferia, a prioridade, as ocupações e o descaso do poder público.
 
Do ponto de vista da luz, Turbiani, que acompanhou de perto o trabalho dos núcleos, observa um salto qualitativo. “Após ensaios e feedbacks, é muito legal ver os grupos apresentando um trabalho coeso, com boas escolhas de materiais e com boas estruturas de operação”, comemora. “É claro que os experimentos são obras em construção, mas já há sentido dentro daquilo que os aprendizes se propõem a fazer nesse momento.”
 

As aberturas de experimento estão apenas na metade. O Módulo Vermelho ainda deve mostrar seus trabalhos em duas ocasiões, enquanto o Amarelo se prepara para apresentar a versão final de suas cenas. 




Relacionadas:

Notícias | 16/ 07/ 2025

Estudantes da SP Escola de Teatro se apresentam nas cidades de Bertioga, Santo André e Vinhedo durante o mês de julho

SAIBA MAIS

Notícias | 15/ 07/ 2025

SP Escola de Teatro divulga lista de aprovados do processo seletivo 2025/2º semestre

SAIBA MAIS

Notícias | 14/ 07/ 2025

SP Escola de Teatro recebe quatro grupos do Rio Grande do Sul para intercâmbios e residências artísticas

SAIBA MAIS